Conheça um pouco sobre nossa especialização em psicanálise

January 2007

fotoperonconsultdentro.jpgA psicanálise sempre esteve em evidência. E hoje, o profissional da área é de suma importância numa sociedade à beira de um ataque de nervos. Confira a entrevista que fizemos com os professores Antonio Cezar Perón (FOTO)e Elci Patti, coordenadores da especialização em Psicanálise – Teoria e Prática: uma visão contemporânea?

1 – O que é o curso de especialização em Psicanálise – Teoria e Prática: uma visão contemporânea?

É um curso que segue a proposta do psicanalista francês Jacques Lacan, onde deve- se transmitir a psicanálise sendo fiel as contribuições de Freud, fazendo uma releitura para se seja resgatado a sua lógica e a sua ética. Procuramos fazer todo um percurso mostrando que desde os seus primórdios Freud se preocupava em fazer uma articulação da psicanálise com outras ciências. É o que fazemos em nosso curso, mostrando a sua aplicabilidade para além dos consultórios.
Há de se destacar que a Universidade de Franca é pioneira na região em oferecer um curso de especialização em psicanálise.

2 – A quem o curso se destina e suas peculiaridades?

Como resgatamos a vertente prima da psicanálise, Freud preconizava uma psicanálise para “leigos”; estava dizendo que a psicanálise não podia ser de domínio exclusivo de psicólogos e médicos.
Numa entrevista a George S. Veireck, Freud ao ser perguntado em que estava trabalhando, disse estar escrevendo uma defesa da análise leiga, onde faz o seguinte comentário: “ Os doutores querem tornar a análise ilegal para os não médicos. A História, essa velha plagiadora, repete- se após cada descoberta. Os doutores combatem cada nova idéia no começo. Depois procuram monopoliza- la.”, completa ainda dizendo que seus melhores discípulos eram “leigos”, ou seja não médicos. Não temos o objetivo de formar psicanalistas, sabemos porem, que esse curso pode fazer parte de uma formação. O percurso para se tornar um psicanalista é rigoroso e tem suas etapas e exigências. Por isso esse curso está aberto a todas as pessoas que desejarem fazer uma especialização em psicanálise e que tenha uma formação superior. Temos alunos com formação em Marketing, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Medicina, Psicologia, Direito, Letras, Pedagogia, Filosofia. Isso enriquece muito o curso. Diga- se de passagem que um dos grandes expoente da psicanálise,  Melanie Klein,  não era nem médica nem psicóloga.
Devemos nos lembrar que a psicanálise enquanto prática, não é segregadora de classes sociais, só o é se ficar, equivocadamente,  presa num registro imaginário. Não é possível falar em psicanálise, de “promoções” e nem fazer “propagandas” afirmando que agora é possível todos fazerem análise- como se houvesse psicanálise para ricos e pobres – isso é uma canalhice. Não há ricos e pobres, há sujeitos.

3 – Em meio a essa vida turbulenta e o estresse de cada dia, no que a psicanálise pode ajudar?

A psicanálise é uma ciência que objetiva colocar  o sujeito a fazer as coisas, mais próximo de seu desejo e de seus traços. Isto é a singularidade. A partir do momento em que se dá conta de tomar as decisões de acordo com essas singularidades, o sujeito elabora de forma mais eficaz aquilo que pode ser um gerador de stress. A psicanálise joga o sujeito a viver de forma mais criativa, apesar de um monte se senões, típicos da vida. Isso faz diferença, mas não o deixa imune ao mal- estar inerente a cultura.

4 – No que diz respeito ao mercado de trabalho, quais seriam os setores onde o profissional em psicanálise poderia se encaixar?

Em qualquer setor que haja e diz respeito ao humano. Temos que desde já tirar essa idéia que psicanálise está associada só a consultório. Pode ser aplicada em empresas, escolas, hospitais e outras instituições. Para a conclusão do curso é preciso fazer uma monografia. Temos vários trabalhos que articulam a psicanálise com a filosofia, medicina, artes, psicologia, administração, odontologia, letras, pedagogia, direito etc.

5 – Em breves palavras qual as novas tendências nos estudos da psicanálise.

A psicanálise deve com uma maior velocidade se desvencilhar daqueles que se apoderam ilegitimamente de suas contribuições teóricas e práticas. A psicanálise é uma ciência e como tal, resgate incansável de Jacques Lacan, deverá  evoluir muito em termos de pesquisas.

6 – Uma dica para quem pretende se aprofundar nos estudos da psique humana.

Para aprofundar nos estudos da psique humana pela psicanálise, além de estudar muito, atualizando-se sempre, o mesmo deverá passar pelo próprio processo de auto-conhecimento. É uma condição “sine qua non”, pois  a psicanálise não se restringe a um arcabouço teórico.

7 – Há algum seminário ou evento a ser programado na área?

Nosso curso já está na 6ª turma, é nosso quinto ano consecutivo, e muitos evento já foram feitos e agora para esse primeiro semestre estaremos realizando dias 1º e 2 de abril, no Teatro da Odontologia a 4ª Jornada de Psicanálise, juntamente com os cursos de pós- graduação em Psicologia Hospitalar e Promoção da Saúde, cujo tema será A Psicologia e a Psicanálise no Hospital.