Aconteceu na UNIFRAN: VI Conferência Regional da América Latina sobre Promoção da Saúde e Educação

October 2018

De 08 a 10/10, a UNIFRAN sediou a VI Conferência Regional da América Latina sobre Promoção da Saúde e Educação, que foi realizada simultaneamente com o 3º CBIPS – Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde e o 3º Seminário de Promoção da Saúde do interior de São Paulo.

O evento foi uma iniciativa do Programa de Pós-graduação de Promoção da Saúde da Universidade de Franca, que durante três dias recebeu cerca de 650 participantes do Brasil e de países da América latina, como Argentina, Colômbia, Equador, México e Chile. 400 trabalhos foram apresentados na modalidade pôster e oral.  Foram mais de 70 palestrantes do Brasil, EUA, Canadá, Cuba, Porto Rico, Colômbia, Argentina e Chile.

No evento, estiveram representantes da UIPES/ORLA – União Internacional de Promoção e Educação para Saúde – Oficina Regional Latino-americana, do Ministério da Saúde, da OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde), OPAS –Brasil, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e representantes do poder público municipal (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento).

O programa científico abordou diversas temáticas sempre em torno do tema principal: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde no século 21: expandindo conexões”. Além dos painéis, mesas redondas, apresentações orais, pôsteres e palestras, foram oferecidos diversos minicursos e oficinas.

A discussão sobre este tema estará descrita na Carta de Franca, focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como esses caminhos se abrem para estratégias e ações de promoção da saúde que promovem a equidade em saúde, tendo forte apoio da UIPES, dentre outros signatários na promoção das recomendações propostas neste documento.

O evento contou com três importantes conferencias: a conferência de abertura foi realizada pela Dra. Gerry Eijkemans, representante da OPAS/OMS (Washington/OMS), e intitulou-se “A Promoção da Saúde na América Latina no Século XXI: novo plano de ação regional de promoção da saúde’.

A conferência “A Mobilidade urbana e a Promoção da Saúde: Há relação entre estas áreas de conhecimentos e práticas?”, foi proferida pela Dra. Márcia Faria Westphal (Fac. Saúde Pública da USP), a grande homenageada do evento, por sua importante contribuição para a pesquisa na promoção da saúde. E a conferência de encerramento foi proferida pela Dra. Liane Comeau, diretora executiva da UIPES (Canadá), e intitulou-se Perspectivas e ações para a Promoção da Saúde e as ODS face à agenda 2030”.

O encerramento ainda contou com a presença do Prof. Hermes Ferreira de Figueiredo, Presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, que proferiu palavras de agradecimento aos organizadores do evento e aos participantes, reconhecendo seu valor e importância na formação acadêmica dos alunos, como para a ampliação do conhecimento e de novas perspectivas de pesquisa e intercâmbio entre os pesquisadores do Programa de Promoção da Saúde e demais pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

Confira as fotos do encerramento com o Prof. Hermes: