Comunicado de Imprensa

December 2013

A Universidade de Franca (UNIFRAN) comunica que, a partir de janeiro de 2014, integrará suas operações das áreas técnico-administrativas e de Educação a Distância às demais instituições da Cruzeiro do Sul Educacional (Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário do Distrito Federal e Centro Universitário Módulo). A UNIFRAN já possui um sistema de educação a distância consolidado com 26 cursos e programas com ótimos conceitos no Ministério da Educação. A integração tem como objetivo utilizar o potencial e os resultados de todas as Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional para oferecer de forma integrada cursos de graduação e pós-graduação, em nível nacional, com parâmetros de qualidade institucional reconhecidos pelo mercado e órgãos de regulação.

Devido a essa integração de operações no conjunto dos mais de 3.800 colaboradores da Cruzeiro do Sul Educacional, 189 profissionais deixam de fazer parte do quadro da UNIFRAN, sendo, em função da metodologia pedagógica da plataforma tecnológica a ser adotada, 89 tutores de Ensino a Distância e, em razão de sobreposições de funções já existentes no grupo, 100 funcionários técnico-administrativos. Além de todos os direitos trabalhistas rigorosamente respeitados, serão estendidos, por liberalidade, os benefícios abaixo:

1. Assistência médica até 31/03/2014
2. Manutenção da bolsa de estudo concedida atualmente para os funcionários e dependentes até o final do curso.
3. Concessão de bolsa para os profissionais que deixam a instituição de ensino e/ou seus dependentes legais que ingressarem em 2014 (exceto para cursos da área da Saúde).

Além disso, a UNIFRAN anuncia novos investimentos e melhorias para 2014:

1. Infraestrutura: cerca de 3.1 milhões de reais a serem investidos na atualização do parque tecnológico, instalação de projetores multimídia nas salas, reforma nos laboratórios, instalação de equipamentos de ar condicionado em laboratórios e anfiteatro, além de outras reformas e melhorias para oferecer mais conforto e melhores condições de estudo aos alunos e de trabalho aos colaboradores.

2. Plataforma tecnológica de aprendizado: a Universidade de Franca adotará como plataforma de ensino e aprendizado online para toda a comunidade o ambiente Blackboard Learn, utilizado nas maiores e melhores universidades do mundo. O Blackboard tem recursos para acesso via dispositivos móveis (tablets e celulares), sistema de webconferência e sistemas que permitem a interação e comunicação entre alunos, professores e tutores. A Cruzeiro do Sul Educacional foi pioneira no Brasil nesta tecnologia e adotou o ambiente Blackboard em 2004, bem como se posiciona hoje como uma das maiores instituições no Brasil a utilizar tal ambiente virtual de ensino.

3. Material didático digital: a UNIFRAN utilizará os materiais didáticos desenvolvidos e produzidos pela Cruzeiro do Sul Educacional, elaborados por professores Mestres e Doutores, compostos por material textual, unidades de áudio e vídeo.

4. Pronto-atendimento e facilidades aos alunos: a Universidade de Franca promoverá uma nova organização institucional para atendimento a discentes nos cursos de graduação e pós-graduação a distância, por meio de um novo sistema de tutoria, e de atendimento acadêmico aos alunos, por meio eletrônico e por sistema 0800 para todo o Brasil.

5. Ampliação de oferta de cursos e programas: por meio da integração, será possível oferecer um conjunto de cursos de graduação e pós-graduação ainda mais expressivo, em nível nacional, e incentivará o acesso a ensino superior de qualidade por maior número de pessoas uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A Cruzeiro do Sul Educacional tem se destacado nos últimos 15 anos pelos investimentos substanciais em tecnologias de informação e comunicação no setor de Educação, promovendo e incentivando pesquisas na área de educação a distância, por meio de linhas de pesquisa ligadas a programas de mestrado e doutorado (o maior número dentre todos os grupos de educação brasileiros) e também no aprimoramento da gestão acadêmica de suas instituições. Especificamente quanto às instituições incorporadas nos últimos 5 anos, é notória a evolução dos indicadores de qualidade oficiais do Ministério da Educação, clara e notadamente os IGCs, conforme tabela anexa.

A UNIFRAN manifesta seu agradecimento a todos os colaboradores que contribuíram para o crescimento da instituição de ensino e tem certeza de que, graças ao empenho, dedicação e profissionalismo de seus professores e funcionários, bem como ao objetivo de promover um novo ciclo de desenvolvimento sustentável de longo prazo, a Universidade consolidará ainda mais seu lugar no cenário da educação superior nacional.

XComunicação
Assessoria de Imprensa da Cruzeiro do Sul Educacional

EVOLUÇAO do IGC (índice Geral de Curso)

tabela2.JPG

Sobre o IGC: “O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).”
Fonte: INEP/MEC