Notícias

Compreendendo a ameaça do Aedes Aegypti: aspectos das epidemias


02
May 2016

O Programa de Pós-graduação da Unifran promoveu no dia 07 de abril de 2016, às 10h e às 19h30, a mesa redonda “Compreendendo a ameaça do Aedes Aegypti”.

A professora e pesquisadora Mônica de Andrade do PPG em Promoção de Saúde, relatou que a finalidade desta mostra foi evidenciar ao público os aspectos globais das epidemias Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito.

As exposições tiveram o objetivo de promover discussões sobre a necessidade de desenvolvimento de novas ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, a importância das políticas intersetoriais e de envolvimento comunitário para o combate dessas epidemias.

Abaixo, você confere como foram as apresentações:

  • Mateus Duarte Ribeiro, biólogo e mestre em Promoção de Saúde, apresentou resultados de um estudo sobre a distribuição espacial de Dengue no município de Franca;
  • A veterinária, mestre em Saúde Pública Mirelle Andréa de Carvalho Picinato expos os resultados da sua dissertação de mestrado sobre a distribuição de larvas de Aedes aegypti em Jaboticabal (SP), o conhecimento da população sobre os mecanismos de transmissão e reprodução do mosquito e os potencias cenários de transmissão;
  • Já a profa. Dra. Lizandra Guidi Magalhães, apresentou os aspectos imunológicos da Dengue, Zika e Chikungunya, elucidando quais os mecanismos o corpo humano utiliza para combater essas infecções.