Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFRAN participa do Treinamento da CONEP em Ribeirão Preto

September 2018

Nos dias 16 e 17/08, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) promoveu um Treinamento para os membros dos Comitês de Ética do Estado de São Paulo e Região. O Treinamento foi realizado em Ribeirão Preto na UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto).

Sem prejudicar as atividades em sala de aula e orientações de TCCs ou estágios, as docentes abaixo representaram o CEPE/UNIFRAN no Treinamento:

• Ma. Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes
  • Ma. Flávia Maria Cardoso Consonni
  • Dra. Marisa Afonso de Andrade Bronherotti
  • Dra. Mônica Pires de Castro

As professoras que participaram tiveram a oportunidade de enriquecer ainda mais suas experiências na ética em pesquisa, assim como trazer todos os temas discutidos e conhecimentos compartilhados durante o Treinamento a todos os membros do CEPE/UNIFRAN.

O Treinamento abordou principalmente os temas: desafios do Sistema CEP/CONEP, construção de pareceres, critérios de avaliação ética, papel do representante de usuários, tramitação de processos, Resolução 510/16 (Ciências Humanas e Sociais) e Sistema Plataforma Brasil.

Durante o Treinamento, a Universidade de Ribeirão Preto proporcionou aos CEPs presentes, dois anuários de pesquisas referentes aos anos de 2013 e 2014. Os anuários estão em posse do CEPE/UNIFRAN podendo ser disponibilizado aos pesquisadores interessados.

Contato CEPE/UNIFRAN: (16) 3711-8904 / (16) 99463-1154 – Whatsapp / cepe@unifran.edu.br

Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti (Ciências da Saúde), Dr. Paulo Henrique França (CONEP) e Profa. Ma. Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes (Ciências Humanas).

Profa. Ma. Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes (Ciências Humanas) e Profa. Ma. Flávia Maria Cardoso Consonni (Ciências da Saúde).