Centro Esportivo da Unifran sedia o XXI Campeonato de Peteca

July 2009

Quadra_peteca_2008.jpgÉ a segunda vez que Franca recebe evento oficial da Federação Paulista de Peteca

Galeria de fotos

A Universidade de Franca sedio nos dias 1 e 2 de agosto da 3ª etapa do XXI Campeonato Paulista de Peteca. Essa foi a segunda vez que Franca e o Centro Esportivo da Unifran recebem um evento oficial da Federação Paulista de Peteca. As competições aconteceram nos períodos da manhã e tarde dos dois dias. Alunos do curso Educação Física ajudaram na organização geral do evento e na arbitragem.

Juliano de Oliveira, presidente da Federação, disse que o espaço tem condições de receber um cirucuito brasileiro. " Eu fico impressionado com as instalações do Centro Esportivo da Unifran", disse. Na ocasião, cerca de 250 competidores participaram do campeonato. Segundo Hélio Vissoto, atleta e um dos organizadores da etapa francana, há na cidade aproximadamente 25 atletas, todos homens. “Diferente de outras cidades, Franca não conta com nenhuma mulher nas competições. Essa será mais uma oportunidade para difundir o esporte no universo feminino”, disse.

Foram usadas as duas quadras cobertas do Centro Esportivo dapeteca_cartaz.jpg Universidade. Como a quadra da peteca é menor do que a de vôlei, cada quadra teve 4 redes, ou seja, foram 8 quadras com jogos simultâneos. “A beleza desse esporte é que há categorias que permitem a participação de atletas de 10 a 80 anos. É um esporte da família”, conclui Humberto Ferraro, que também é atleta e organizador do campeonato.

A próxima etapa ocorre nos dias 12 e 13 de Setembro, na Sociedade Esportiva Sanjoanense, em São João da Boa Vista – SP. Informações sobre filiação no site www.fepape.com.br

História *

Registros históricos indicam que a peteca era utilizada pelos nativos brasileiros como forma de recreação muito antes dos colonizadores portugueses chegarem. Paralelamente aos rituais e festas indígenas o jogo da peteca era praticado, tendo como centro as tribos localizadas no estado brasileiro de Minas Gerais. Através de gerações a tradição de jogar peteca foi se perpetuando, tornando-se enfim o esporte que é hoje.

A Olimpíada

Os Jogos Olímpicos de 1920, realizados na Antuérpia, (Bélgica) foram os primeiros que tiveram a participação de uma delegação brasileira. Alguns dos atletas que representavam o Brasil, carregaram consigo petecas, para fins recreativos. A atividade atraiu a atenção de competidores de outros países, que demonstravam interesse nas regras, ainda inexistentes, desse esporte.

Institucionalização no Brasil

Apesar de já ser comum a prática da Peteca há muito tempo antes, apenas em 1973 começaram a ser fomentadas regras sobre o esporte, culminando com a criação da Federação Mineira de Peteca – FEMPE, em 1975. A oficialização veio através de uma resolução do Conselho Nacional de Desporto – CND, em 17 de agosto de 1985, em sua Deliberação n° 15/85. Finalmente, em 1986, a CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres) criou seu departamento de Peteca, nomeando para a sua direção o desportista Walter José dos Santos, responsável pela codificação e oficialização das regras. Em 1987 aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país.

Regras básicas

peteca_2008.jpgOs jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculino, a rede deverá apresentar uma altura uniforme de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4 cm por 4 cm.
A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo.
Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida.

* História do esporte retirada da Wikipédia – A enciclopédia da Internet

As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas aqui.