Bolsas de Mestrado e Doutorado – Erasmus Mundus

September 2016

O programa Erasmus Mundus, é uma oportunidade única de estudar na Europa com bolsa integral. O EM é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

As bolsas de estudos integrais concedidas para os cursos de mestrado e doutorado pertencentes ao EM são amplamente conhecidas, no entanto, o programa também oferece oportunidades para professores e instituições de educação superior. Para os brasileiros existem oportunidades para candidatos interessados em cursar um mestrado ou doutorado completos ou ainda participar de uma experiência de intercâmbio para desenvolver seus estudos ou pesquisa em uma universidade européia.

Desde o início do programa, ao redor de 500 estudantes brasileiros já foram selecionados e beneficiados com as bolsas EM. O programa Erasmus Mundus oferece uma seleção de 138 cursos de mestrado e 43 programas de doutorado, em todas as áreas do conhecimento, que se destacam pela excelência acadêmica e pela inovação de suas temáticas.

Para se candidatar a um curso de mestrado ou doutorado EM siga os seguintes passos:

1) Selecione o curso do seu interesse na lista completa, clicando aqui. Para esta candidatura, o prazo se encerra no dia 27 de outubro de 2016.

2) Visite o site do curso escolhido e siga as instruções de candidatura. Vale lembrar que cada cursos define regras e períodos particulares de candidatura e seleção.

3) Prepare toda a documentação solicitada dentro do prazo previsto. A candidatura dos mestrados e doutorados deve ser enviada diretamente para a coordenação do curso.

A duração das mobilidades depende de cada curso variando de 1-2 anos no caso dos mestrados e em média de 3 anos no caso dos doutorados. De forma similar o valor das bolsas também é particular a cada curso, porém sempre são calculadas de forma a cobrir integralmente todos os gastos do bolsista como viagens, alojamento, alimentação, taxas acadêmicas, etc, segundo o custo de vida dos países nos quais o aluno estará vivendo.

Para conhecer os demais requisitos e, principalmente, os prazos de candidatura visite o site específico do curso escolhido.