Bolsa de Pós-doutorado, aprovada pela FAPESP, traz para a Unifran linha de pesquisa inovadora

September 2013

FotoFoi aprovada, nesse último mês de agosto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a bolsa de pós-doutorado do biólogo Ricardo Andrade Furtado, sob a supervisão da Prof.a Dr.a Denise Crispim Tavares, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Franca.
Dr. Ricardo possui graduação e mestrado pela Unifran. Após concluir o doutorado, desenvolvido parte na Universidade de São Paulo e parte na Universidade do Arizona, retorna à Unifran para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Potencial antitumoral e toxicológico da solamargina funcionalizada em nanopartículas de vanadato de ítrio”. O grupo de pesquisa em mutagênese coordenado pela Dr.a Denise, já havia obtido resultados promissores em relação à atividade antitumoral da solamargina em células de carcinoma de cólon, hepatoma e câncer de mama. Agora, busca avaliar se a funcionalização da solamargina em nanopartículas é capaz de manter o efeito antitumoral da solamargina em um modelo experimental de melanoma usando camundongos sem que isso implique em efeitos citotóxicos para as células sadias do animal. O projeto terá duração de dois anos e agrega para a Unifran uma linha de pesquisa inovadora e atual.