Atualização em segurança química e biológica em laboratórios

August 2007

seguranca250.jpg A Unifran promove nos dias 1, 15, 22 e 29  de setembro o curso "Atualização em segurança química e biológica em laboratórios", das 8h às 17h, no Bloco Azul. A extensão será ministrada pelo farmacêutico André Antonieti da Silva e pela bioquímica e também farmacêutica Dinazê Garcia Américo, ambos da Secretaria Municipal de Saúde de Franca.

A programação conta com os seguintes temas: "Segurança Biológica em Laboratórios" que compreende a legislação brasileira; transgênicos; princípios da biossegurança; características das infecções de origem laboratorial; níveis de segurança – classificação dos laboratórios; equipamentos de segurança individual e coletivo; área física dos laboratórios; transporte seguro de materiais biológicos; descarte de resíduos; limpeza e desinfecção; biossegurança em odontologia; como descrever manual de biossegurança institucional; segurança no serviço de oncologia; primeiros socorros.

Dentro do tema "Segurança Química em Laboratórios" serão discutidos os seguintes tópicos: riscos ocupacionais em laboratório químico; características de algumas substâncias químicas relacionadas à segurança; projeto e layout de um laboratório seguro; EPIs e EPCs; legislação; boas práticas de laboratório como instrumento para segurança; armazenamento; transporte; derramamento de produtos; descarte de resíduos; operação com gases sob pressão e incêndios: causas e controle, primeiros socorros.

O curso é indicado para os alunos, professores e profissionais de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Química.Os participantes receberão certificado de Extensão Universitária.Mais informações pelo telefone 0800-341212.