Notícias

Atleta treina para Jogos Nacionais do Comitê Paraolímpico Brasileiro


11
October 2006

robertaadef_1.jpgA atleta  Roberta Helena Junqueira de Toledo terá a chance de participar de um campeonato nacional de natação pela primeira vez. Roberta, 32, tem uma má formação congênita com especificidade em membros superiores e inferiores (ausência de braços e pernas). Dos 5 aos 16 anos, treinou em outros locais, tendo disputado vários campeonatos, conseguindo boas colocações. Ficou aproximadamente 13 anos sem treinar para que pudesse concluir o ensino médio e cursar Arquitetura na Unifran. Voltou aos treinos em 2004 e em 2005 conseguiu medalha de ouro nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos de São Paulo.

Em 2006, Roberta ganhou três primeiros lugares nos 51º Jogos Regionais em Sertãozinho (50 e 100 metros livre e 50m costas), onde a equipe pela qual treina ficou em 2o. lugar,  repetindo o feito nos 70o. Jogos Abertos de São Bernardo do Campo, ajudando o grupo de franca a ficar como 4o. colocado. O próximo desafio é o Circuito Loterias da Caixa, promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) em Uberlândia/MG, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Segundo o treinador da Unifran, Paulo Nazar (que orienta o time juntamente com  Inaldo Wirz, técnico da Adefi), “o objetivo  é atingir nesta etapa índices para a equipe brasileira”. Nazar explica ainda que para isso “treinamentos específicos estão sendo intensificados, procurando melhorar a técnica de saídas, percurso, viradas e chegadas”.

Como não há registro em torneios de outras nadadoras com a mesma deficiência de Roberta, esta participação pode ser a oportunidade que faltava para encontrar novos competidores e estabelecer de vez uma categoria no perfil da nadadora. A ausência de uma prova específica para portadores de má formação congênita está em discussão no Comitê Paraolímpico do país e, graças ao empenho da atleta francana, já se fala na criação de uma nova modalidade para o Brasileiro de novembro, na qual Roberta seria a pioneira.

A nadadora faz parte de uma equipe com seis atletas da Associação dos Deficientesequipeadef_1.jpg Físicos de Franca e Região (Adefi) que treina no ginásio poliesportivo da Unifran. Juntamente com Roberta, mais duas atletas participarão da etapa em Uberlândia/MG, Wilma Yara e Ana Karolina Donzeli, que atualmente cursa o 3º ano de Educação Física na Unifran. Os treinamentos são desenvolvidos na piscina aquecida e semi-olímpica da Universidade, com instalações adaptadas proporcionando condições excelentes para a acessibilidade da equipe. O técnico da entidade, Inaldo Wirz, e o professor de Educação Física da Unifran, Paulo Nazar, são os responsáveis pela orientação do grupo.