“Atenção Plena”: Workshop contou com a participação do PPG em Promoção de Saúde

September 2017

Lucas Ribeiro (aluno de Doutorado) e a Maria Luisa Correa (aluna de Mestrado), ambos orientados pela Profa. Dra. Monica de Andrade, do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, participaram apresentando trabalho científico nos dias 17 a 19 de agosto no workshop de “Atenção Plena” na empresa Mindfulness.

O que é Mindfulness?

É um estado psicológico que emerge quando treinamos nossa mente num tipo particular de atenção, no qual estamos mais atentos às experiências que ocorrem em nossas vidas a cada momento (“atenção plena”). Esse tipo particular de atenção requer o treinamento concomitante num tipo específico de atitude mental, isto é, uma atitude aberta, não-crítica (não-julgadora), mais “consciente” e menos “reativa” frente às nossas experiências de vida. Esse estado psicológico é possível de ser treinado por meio de práticas de mindfulness,que mesclam exercícios meditativos com técnicas cognitivas e comportamentais. Atualmente, o interesse científico pelos programas de treinamento em Mindfulness tem crescido exponencialmente, ganhando espaço em importantes centros de pesquisa em universidades americanas, europeias e brasileiras, como a Unifesp (Escola Paulista de Medicina), a UFRJ, e a UFRGS. (Fonte: https://www.spmindfulness.com.br/oqueemindfulness).

Conheça mais do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde.