Artigo publicado em colaboração entre UNIFRAN e da UNESP é destaque na Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais – SBPMat

August 2018

No dia 31/07, o artigo científico publicado em colaboração entre o Programa em Ciências da Universidade de Franca (UNIFRAN) e da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” recebeu destaque como notícia pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais – SBPMat.

“O artigo recentemente publicado no periódico ACS Applied Materials & Interfaces apresentou um novo sistema de barreira baseado em um material híbrido orgânico-inorgânico contendo polímero-argila para o controle fino de liberação do fármaco diclofenaco de sódio”, afirma Eduardo Ferreira Molina, autor correspondente do artigo e pesquisador da UNIFRAN.

O material preparado é um nanocompósito a base de um hidrogel polimérico, uma argila e um fármaco. Através da quantidade de argila usada na preparação dos nanocompósitos, os pesquisadores conseguiram impedir que uma grande dose de diclofenaco sódico fosse liberada no início e que posteriormente possibilitou uma liberação de forma pausada e a uma taxa constante e previsível. O artigo científico “Highly Controlled Diffusion Drug Release from Ureasil–Poly(ethylene oxide)–Na+–Montmorillonite Hybrid Hydrogel Nanocomposites. ACS Appl. Mater. Interfaces, 2018, 10 (22), pp 19059–19068. DOI: 10.1021/acsami.8b04559” é de autoria de: Celso R. N. Jesus, Eduardo F. Molina, Sandra H. Pulcinelli, and Celso V. Santilli.

Clique aqui e confira a notícia publicada no site da SBPMat.