Apresentação de TCCs do curso de Psicologia

June 2008

gravidez250_2.jpgNo último dia 5 de junho, houve a defesa do TCC das alunas Denise de Aguiar Gomes e Valeska Rodrigues de Souza. O trabalho, intitulado
"Sexualidade: perfil e conhecimentos de jovens universitárias" foi orientado pela Professora Irma Helena Ferreira Benate Bonfim.

Tratou-se de uma pesquisa de opinião, contextualizada teoricamente com base na leitura da psicanálise, na qual se verificou, entre estudantes de cursos da Área da Saúde, aspectos sobre sua sexualidade, com ênfase na questão da gravidez nesse momeno da vida. Também foi investigada a questão de como essas pessoas percebem e fazem uso de serviços de Psicologia.

As autoras concluíram que o fato do público alvo ser universitário e portanto ter amplo acesso a informações, que essas não impedem que as jovens ainda se exponham ao risco sexual e às conseqüências do mesmo, tais como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e aborto. Ficou nítida a necessidade e a importância de serviços multiprofissionais de promoção e prevenção de saúde e também de acompanhamento terapêutico voltados aos jovens de modo geral. Além da presidente da comissão avaliadora, a Orientadora e Professora Irma Bonfim, o trabalho foi avaliado pelos Professores Márcia Simei Duarte e Tales Vilela Santeiro.

Tratou-se de um evento significativo para o Curso de Psicologia, na opinião de todos professores envolvidos, já que no momento a defesa do TCC não é obrigatória