Aplausos: professor aprovado em Concurso de Livre-docência!

March 2017

O Pesquisador Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins, da UNIFRAN, dos Programas de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências e de Promoção de Saúde, sendo este último também o coordenador, foi aprovado no Concurso Público de Livre-Docente* na disciplina de Microbiologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara. O concurso foi realizado entre os dias 06 e 08 de março.

O título de Livre-Docência é mais uma etapa vencida na carreira docente e representa a maturidade profissional do pesquisador. Segundo o pesquisador, “essa vitória só foi possível, pois, aqui na Universidade de Franca obtive todas as condições para o desenvolvimento das pesquisas em minha área. Agradeço de todo o coração, o investimento que nossa instituição tem feito para o desenvolvimento da pós-graduação para estudantes e pesquisadores”.

*Livre-docência é um grau acadêmico, é um título concedido no Brasil por uma Instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, desde 11 de setembro de 1976, apenas para pesquisadores que possuam, no mínimo, título de Doutorado.
Esse grau acadêmico é considerado o estágio mais elevado da carreira universitária que se pode chegar e atesta uma condição acadêmica superior para/na docência e para/na pesquisa. Normalmente os concursos exigem que o livre-docente possua uma carreira universitária com experiência em ensino e em pesquisa, e título de doutorado, há pelo menos cinco anos, pois consideram que esse período é necessário para o amadurecimento da tese.
Também é exigido ao livre-docente, que demonstre capacidade de produzir linha de pesquisa própria, coerente e continuada, bem como, o exercício da docência nas áreas de graduação e pós-graduação, principalmente, orientando teses de mestrado e/ou doutorado, orientando assim novos pesquisadores. (Fonte: www.infoescola.com)