Aparecimento de novas mídias aumenta campo de trabalho do jornalista

January 2007

jornalismo250.jpgO estudo do jornalismo, uma das vertentes da comunicação social, reúne as técnicas e o conhecimento necessários para elaborar e divulgar informações de interesse público. O jornalista trabalha com todo o processo de produção e veiculação das informações, seja no formato de artigos, crônicas ou reportagens.

Na produção, é responsável pelo contato com as fontes, a apuração das notícias, a redação, edição e a organização de todas as etapas até que a notícia chegue ao público alvo. Pode atuar como free-lancer ou contratado nos mais diversos meios de comunicação: rádio, jornal impresso, internet, revistas e assessorias de imprensa. Outra vertente da profissão é a comunicação corporativa e a comunicação interna das empresas públicas, privadas ou do terceiro setor.

Na Unifran, o aluno de Jornalismo conta com  laboratórios de Comunicação Social (Agência Experimental de Comunicação, Núcleo de Estudos em Comunicação Política e Cultura, Núcleo de Imagem, Laboratório e Estúdio de Fotografia, Laboratório de Vídeo e Televisão, Laboratório de Rádio, Laboratório de Redação e salas dedicadas à Informática e à Computação Gráfica).

A Unifran oferece ainda a Universidade FM, uma emissora de rádio educativa. Os profissionais formados pela Unifran apresentam um alto índice de absorção pelo mercado em jornais impressos como Comércio da Franca e Folha de São Paulo (Folha Ribeirão), rádios e emissoras de televisão como EPTV – Ribeirão Preto, TV Record (Franca) e Nova TV (NET/Franca) e em departamentos de comunicação e assessoria de imprensa. Por formar alunos vindos de várias partes do Brasil, é comum o ingresso profissional nas mídias do Estado de cada um.