Ambulatório Escola Unifran – um benefício para Franca e região

February 2015

O primeiro Ambulatório Escola de Franca, inaugurado na última sexta-feira, 20/02/14, promete ser uma referência na saúde de Franca para quem utiliza o SUS. A previsão é atender cerca de 5 mil pacientes por mês.

O ambulatório é fruto de uma parceria que envolve a Unifran, a Santa Casa e a Prefeitura Municipal de Franca. A novidade vai proporcionar aos estudantes de Medicina de 3º e 4º ano, da Unifran, bem como a médicos residentes, uma estrutura de atendimento à população na qual terão oportunidade de vivenciar na prática a teoria, além de adquirirem novos conhecimentos técnicos. O atendimento será gratuito, com consultas agendadas através das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O novo ambulatório recebeu um investimento de R$ 780 mil para reforma e adequação do prédio; seu espaço possui recepção, sala de espera, sala de triagem, 17 consultórios para atendimentos, além de sala de reunião.

“Essa é uma conquista do trabalho coletivo, em que os esforços se uniram e encontraram uma solução, que vai garantir mais qualidade aos serviços da assistência em saúde, ambiente para um aprendizado adequado aos novos profissionais e o resgate de um importante espaço público, que é o prédio que foi revitalizado para o Ambulatório-Escola”, enunciou o prefeito Alexandre Ferreira, em cerimônia de inauguração.

José Candido Chimionato, presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, disse que “é possível que entidades públicas e privadas estabeleçam parcerias que resultem equipamentos dessa magnitude para atender os usuários do Sistema Único de Saúde”.

A reitora da Universidade, Ester Regina Vitale, muito satisfeita com este novo empreendimento de saúde, discursou que “o tratamento humanitário e o alto padrão de qualidade no atendimento, já oferecido em todos os cursos da instituição, também farão parte deste ambulatório, e que a diretoria do curso cobrará de seus alunos o máximo empenho e dedicação”.

Cerca de 120 alunos do curso de medicina do 3º e 4º anos já começarão a atuar no ambulatório em atendimentos básicos em clínica geral, ginecologia e pediatria. Eles serão acompanhados por um grupo de 16 professores da Universidade.

“A Unifran ao viabilizar os recursos para reforma e compras dos equipamentos, a Santa Casa ao assumir a gestão e manutenção e a Prefeitura ao ceder em comodato a longo prazo, o prédio, demonstraram que instituições com necessidades na mesma área, porém, com objetivos diferentes, podem se unir e todos serem beneficiados. Acreditamos que nossos alunos ganharão muito em seus aprendizados neste espaço, mas os usuários serão os maiores agraciados”, concluiu Dr. Sinésio Grace Duarte, coordenador do Curso de Medicina Unifran.

Leia abaixo o depoimento de alguns alunos:

Lucas Dhiego Pereira de Rezende – aluno da 5ª etapa e Presidente do Centro Acadêmico Tomás Novelino (CAToN)
“Considero que a construção do Ambulatório Escola é uma conquista importante para a consolidação do aprendizado dos alunos da Faculdade de Medicina de Franca, pois estaremos inseridos precocemente no Sistema de Saúde, o que nos colocará frente a frente com vários desafios que encontraremos em nossa vida profissional, principalmente por nos oferecer experiência e conhecimento suficientes para sermos bons profissionais. Compartilho essa conquista com toda a comunidade francana, que será beneficiada com essa parceria e também será parte fundamental para nosso aprendizado”.

Cristina Helena T. Marcon Frassão – aluna do 7ª etapa
“Acredito que o ambulatório Escola contribuirá de maneira fundamental com o nosso aprendizado”

Maria Letícia Tadeu Silva – aluna do 7ª etapa
“O ensino teórico é importante, mas a prática é fundamental. A população de Franca e região será beneficiada com mais um atendimento eficiente e humanizado na área da saúde”.

Confira aqui as fotos da inauguração.