Alunos vencem etapa regional do maior congresso de Comunicação do Brasil

June 2016

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. A frase de Glauber Rocha que marcou o Cinema Novo ajuda a explicar um dos trabalhos que os agora jornalistas Bia Indiano e Fernando de Paula Lima propuseram em 2015 como projeto experimental para conclusão do curso na Unifran. O ensaio fotográfico “Desenlatando o Regional” venceu, no último domingo (19/06), a Expocom Sudeste – a fase regional do concurso de produtos universitários promovido pelo maior congresso de Comunicação do Brasil, o Intercom – e está classificado para concorrer ao título nacional, que será disputado em setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP São Paulo.

Para a produção do ensaio, que ganhou na modalidade “Ensaio fotográfico artístico”, Bia percorreu, de moto, na companhia do namorado, Leandro Maranha, cerca de 60 municípios do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais, num total de mais de 2.500 quilômetros. A aventura rendeu mais de 3 mil fotografias, das quais 12 foram selecionadas para o Expocom. O intuito, com isso, foi promover uma redescoberta de parte do interior do Brasil, visto geralmente como “atrasado” e protecionista, mas que, nas imagens, se revela como polo de agricultura e turismo e retrato arquitetônico do país.

“Confesso que mandei o material para a Expocom sem muita esperança, pois, apesar da proposta ser interessante e importante, foi feita sem o uso de ferramentas adequadas. E sabia que, para estar entre os cinco melhores do Sudeste, teria como concorrentes alunos que tiveram maior acesso a material, transporte, que produziram imagens com maior qualidade. No meu caso, foi tudo por minha conta. Mas a proposta realmente fala por si, e ela merecia essa vitória. Precisávamos dar voz a esse interior”, afirma Bia.

Mais quatro!

Além do título de Bia e Fernando, a Unifran teve mais quatro trabalhos classificados entre os cinco melhores de suas respectivas modalidades no Expocom Sudeste. O “AlternativaMente”, uma produção de estudantes do 2º ano de Jornalismo, na categoria blog, que esteve representado pelas alunas Renata Elias Juliotti e Patrícia Garcia; o ensaio fotográfico jornalístico “Drogas: realidade aumentada, de Danielle Andrade e Isadora Costa; a reportagem impressa “Morte no Jornalismo Local”, de Gabriela Tumbiolo e Samanta Martins; e a produção multimídia “A imprensa regional e a cobertura de esportes amadores na Alta Mogiana”, de Daniel Senna e Jean Lucas Oliveira.

A Unifran teve ainda um artigo apresentado no Intercom Júnior: “Boato: o absurdo que saiu pela culatra”, dos estudantes Giovane Pedigone e João Marcos Duarte, do 3º ano de Jornalismo.

Todas as produções foram orientadas pelos professores Eduardo Soares, Igor Savenhago, José Augusto Nascimento Reis e Maurício Mello, sob supervisão do coordenador do curso de Jornalismo, Fábio Pacheco.