Alunos recebem prêmio de melhor trabalho apresentado em Química Inorgânica

June 2008

foto250_18.jpgNatália Bizaia e Emerson Henrique de Faria, alunos do 3º e 4º ano de Química Industrial e bolsistas desde 2007 da CNPQ/PIBIC e Fapesp, respectivamente, levaram a premiação de melhor painel apresentado na área de Química Inorgânica na 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – SBQ, realizada no município paulista de Águas de Lindóia, dos dias 26 a 29 de maio . O trabalho intitulado "Uso de Caulinita de São Simão (SP) funcionalizada com grupamentos amina como suporte de catalisadores ferroporfíricos de oxidação" foi  escolhido entre   154 trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil.

O prêmio  foi recebido como  um grande incentivo ao intenso trabalho realizado pelo grupo de pesquisa na área de química inorgânica e materiais da Universidade de Franca. O grupo  que é coordenado pelos profs Dr. Eduardo José Nassar, Dra. Katia Jorge Ciuffi e Dr. Paulo Sérgio Calefi desenvolve entre outras linhas de pesquisa estudos na área de catálise utilizando catalisadores suportados em matrizes sólidas, como argilas, silicas e aluminas.

O trabalho premiado conta  com a colaboração do Prof. Dr. Miguel A. Vicente e do Dr. Antonio Gil, da Universidade de Salamanca e  da Universidade Pública de Navarra, respectivamente  ambas da Espanha. Participa do projeto também a Dra. Shirley Nakagaki, da Universidade Federal do Paraná. "Sem dúvida esse prêmio é muito importante para nossas carreiras e um grande incentivo para as nossas atividades científicas", disseram os alunos Natália e Emerson.