Alunos realizam oficina para cuidadores de idosos

April 2019

A Unifran, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde que integra a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e a Rede Ibero-Americana de Universidade Promotora de Saúde (RIUPS), e em parceria com Instituto de Capacitação e Orientação Livre (ICOL) administrado pela empresária Flávia Lancha, receberam o fisioterapeuta Danilo Bulgo (orientado pela Profa. Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento) e o profissional de educação física Cristian Ribeiro Gonçalves (orientado pelo Prof. Dr. Daniel dos Santos), ambos alunos do Programa de Mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca, para uma oficina intitulada “Estratégias Lúdicas Para a Promoção da Saúde na Terceira Idade” coordenada pela Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina.

A oficina lúdica foi voltada para a população que trabalha como cuidadores de idosos em instituições da cidade de Franca. Foram abordados assuntos relacionados ao processo de envelhecimento e como os jogos, brincadeiras e a ludicidade contribuem para o aumento da qualidade de vida, bem-estar, autonomia e promoção da saúde na terceira idade.

A oficina se relaciona diretamente para a promoção do objetivo 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. O ODS 4 visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, ampliando assim a participação e a inserção da Universidade no âmbito social”.

A ação teve alcance positivo aos participantes, e na comunidade em que eles estão inseridos, oferecendo momentos de aprendizagem que podem ser levados para prática de trabalho.

Veja fotos: