Alunos de Jornalismo são campeões do Prêmio Expocom Sudeste

June 2018

Cinco estudantes do Curso de Jornalismo da Unifran receberam, no último dia 9/6, o Prêmio Expocom Sudeste, concedido pelo maior congresso de Comunicação do Brasil, o Intercom. Sabrina Oliveira, Giovane Pedigone, João Marcos Duarte, Mayara Chenci e Bruna Alves conquistaram o primeiro lugar com o trabalho “Querubim Comunicação”, na modalidade “Projeto de Assessoria de Imprensa”, desenvolvido no ano passado. O troféu foi recebido na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), em Belo Horizonte-MG.

Com o título, eles se credenciam a disputar a fase nacional, em setembro, em Joinville-SC, com os vencedores das outras regiões do País – Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O trabalho foi orientado pelos professores Fabrício Coelho, Igor Savenhago e José Augusto Reis, sob supervisão do coordenador do Curso de Jornalismo, Anderson Venâncio.

É o terceiro ano consecutivo em que a Unifran conquista essa premiação. Em 2016, a universidade havia sido campeã na modalidade “Ensaio fotográfico artístico”, com os estudantes Bia Indiano e Fernando Lima. Já em 2017, faturou em duas: “Projeto de Assessoria de Imprensa” e “Produção Multimídia”, com Marcella Montanari, Elenilde Corrêa, Valéria Barros, Samuel Laporte e Jheinata Oliveira.

Outros dois trabalhos da universidade concorreram agora em 2018. Nas modalidades Website, também representado por Sabrina, e Edição de Livro, das alunas Ana Laura Siqueira, Juliana Teodoro, Moara Ribeiro e Heloísa Taveira Neves, a Unifran ficou entre as cinco melhores.

O projeto

A Querubim Comunicação é uma parte do projeto Pequenos Repórteres, que consistiu em ensinar, a crianças de 11 a 13 anos atendidas pela ONG Pedra Bruta, em Franca, técnicas de produção jornalística, permitindo que eles mesmos desenvolvessem conteúdo em texto escrito, fotografia, áudios e vídeos a jovens da mesma faixa etária. Oficinas foram realizadas aos sábados na ONG, o que resultou num portal de notícias, o Operação L.O.V.E..

A Querubim foi a assessoria de imprensa responsável por toda a divulgação do projeto, tanto para veículos de comunicação regionais, principalmente jornais e emissoras de televisão, quanto mídias sociais.  “É incrível poder participar de um congresso de nível regional e ainda ter um projeto selecionado para a fase nacional. Durante o congresso, vimos vários outros trabalhos em diversas categorias, e a troca de ideias com outros participantes nos ajuda a adquirir novas experiências”, afirma Sabrina.

O Expocom

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) premia trabalhos considerados inovadores, visando estimular a iniciação científica, o experimentalismo e a entrada no mercado de trabalho. São cerca de 70 modalidades divididas em seis categorias – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Rádio-TV-Internet, além de Produção Transdisciplinar.

Cerimônia de premiação do Expocom Sudeste 2018, na Fumec, em Belo Horizonte.

O professor Igor Savenhago e a estudante de Jornalismo Sabrina Oliveira, que representaram a Unifran em Belo Horizonte.