Alunos e professores participam do VII Encontro SBPMat no Guarujá

October 2008

foto250_66.jpgAlunos dos cursos de Mestrado em Ciências, Química e Engenharia Química da Unifran participaram do VII Encontro SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais), que aconteceu de 28 de setembro a 2 de outubro em Guarujá, São Paulo. Dois professores da universidade fizeram parte da comissão organizadora do simpósio "Novos materiais híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais", um dos 13 apresentados ao longo do evento.

Eduardo Nassar e Paulo Sérgio Calefi, docentes da Unifran, foram os responsáveis pela seleção das 16 palestras e 130 painéis que foram ministradas e expostas ao público presente. "Foi o segundo maior simpósio apresentado na ocasião", explica Nassar.

Ao todo 10 alunos dos três cursos participaram com seus respectivos trabalhos: "Titanosilicates prepared by sol-gel process: characterization and application in removal of azo-dye"; "Highly luminescent hybrid materials based on kaolinite"; "Indium Tin Oxide (ITO) produced by the nonhydrolytic sol-gel route: Study of the reaction time"; "Eu3+ b-diketonate-based organic- inorganic silicate as high luminescence hybrid thin film"; "Calcium-fuoroaluminosilicates obtained by hydrolytic and non-hydrolytic sol-gel methods: heat treatment  effect"; "Hybrid nanoparticles of silica and dibenzoylmethane for use in solar filters"; "Coated nylon macroporous structure prepared by rapid prototyping"; "Influence of the interlamellar covalent grafting and intercalation of organic units on São Simão’s kaolinite for chromium adsorption in industrial effluents"; "Influence of the temperature and solvent in the preparation of spherical nanoparticles of silica obtained by the sol-gel methodology"; "Y3Al5O12 (YAG) matrix as white phosphours by sol-gel" e "Influence of the addition times of the alkoxide PTES and of the catalyst used for the preparation of organic -inorganic hybrid glasses".

O Encontro reúne pesquisadores das áreas de Ciência e Engenharia de Materiais do Brasil e exterior e acontece anualmente desde 2002. Mais informações aqui.