Alunos e Professores da Pós-Graduação em Ciências participam de congresso internacional

September 2009

sol-gel250.jpgOs professores do programa de mestrado e doutorado em ciências, Kátia Jorge Ciuffi (coordenadora) e Eduardo José Nassar, participaram juntamente com seus alunos do XV International Sol-Gel Conference, realizado de 23 a 27 de agosto em Porto de Galinhas, Pernambuco.

O evento contou com mais de 300 contribuições, de 24 países de continentes distintos. “Essas contribuições estavam divididas em uma conferência de abertura, 3 conferências plenárias, 24 palestras convidadas, 72 apresentações orais e mais de 265 apresentações na forma de pôster”, explica a coordenadora Kátia Ciuffi.

Os trabalhos dos alunos Lilian R. Ávila Emerson Henrique de Faria, doutoranda e mestrando do programa de ciências da UNIFRAN, respectivamentes, foi apresentado na forma de pôster e oral, além de 10 trabalhos do grupo apresentados na forma de painéis. “Os trabalhos são frutos de pesquisas desenvolvidas pelos alunos de iniciação científica e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) do grupo Sol-Gel, todos bolsistas de órgãos de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq”, revela a coordenadora.

De acordo com a Profª Kátia, o aluno Emerson de Faria conseguiu expor seu trabalho com mérito e na língua inglesa. “O mestrando apresentou seu trabalho de forma brilhante em uma sessão cujo organizador era um dos mais renomados pesquisadores da área de sol-gel, o Dr André Vioux da Univerisdade de Montpellier-França”, disse.

Dentre outras apresentações orais, o Dr. Izaque Maia, do Centro de Tecnologia da Informação (CTI-Campinas), abordou as perspectivas e desafios de pesquisas conjuntas entre pesquisadores em prototipagem rápida e da área de materiais e mencionou os trabalhos desenvolvidos desde o ano passado com a Universidade de Franca, coordenados pelo Prof. Eduardo José Nassar,  envolvendo  a metodologia sol-gel. “O CTI, em parceria com a UNIFRAN, são pioneiros mundiais na integração de tecnologias sol-gel e prototipagem rápida”, ressaltou o Dr. Izaque.

Para a mestranda Michelle Saltarelli, participar desta conferência foi uma experiência enriquecedora. “Além de representar a Universidade, esta foi uma oportunidade excelente de conhecer sobre diferentes técnicas de trabalho. Neste evento também podemos apresentar a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa da Unifran”, finaliza.

A colaboração dos pesquisadores da Unifran com o evento está na homepage do evento e no livro de resumos. Confira aqui.