Alunos dos cursos de Engenharia produzem foguete a água

March 2011

foguete1250.jpgAlunos dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica produziram nos dois últimos meses protótipos de foguetes movidos a água. O projeto esteve sob orientação do professor Antônio Carlos Marangoni, que ministra a disciplina de Desenvolvimento de habilidades do engenheiro I e II, a qual aborda os conceitos e teorias que descrevem e explicam o comportamento dos fenômenos físicos.

Ao todo foram confeccionados 20 foguetes a partir dos mais diversos materiais, como garrafa PET, sobras de tubulação de PVC, câmara de ar, bomba de ar de bicicleta e sucata de brinquedos eletrônicos. Segundo o professor, não havia exigência por um material específico, mas apenas quanto ao “combustível”, que teria de ser água e ar.

O desafio do projeto foi desenvolver detalhes técnicos, como sistema de disparo e o centro de gravidade do foguete, além da aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos tecnológicos e instrumentais à engenharia. De acordo com o professor, o objetivo foi ensinar aos alunos a importância do trabalho em equipe. “Na carreira profissional que eles vão seguir, a rotina de um engenheiro é justamente este tipo de situação”, comenta.

O projeto, em fase de finalização, será lançado a partir do dia 28 de março no campo e quadras externas da Universidade.