Alunos do curso de Odontologia são contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPESP

September 2012

250_1.JPGNo mês de agosto, o Curso de Odontologia da Universidade de Franca recebeu boas notícias! Os graduandos Filipe Santos Ferreira Mendes e Letícia Matanovich Garcia, do segundo ano, e orientados pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins, foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPESP. Da mesma série, Marília Pereira Freire, orientada pela Prof.ª Dr.ª Adriana Helena Chicaro Vinholis , agora é bolsista do CNPq. A aluna Ana Paula Calefi, do terceiro ano e orientanda da Prof.ª Dr.ª Luciana Assirati Casemiro, também recebeu aprovação de seu projeto pela FAPESP.

Os projetos dos alunos Felipe e Letícia visam pesquisar a ação de plantas medicinais: extrato bruto e frações de Salvia officinalis e extrato bruto e compostos da Copaifera Langsdorffii, respectivamente, frente à bactérias potencialmente patogênicas do periodonto, com vistas ao desenvolvimento de novos medicamentos fitoterápicos sustentáveis e eficientes. A graduanda Marília avaliará os hábitos de higiene e informações relacionadas à saúde bucal em estudantes da Universidade de Franca. Ana Paula Calefi estudará os efeitos da incorporação de nanopartículas de prata em resinas acrílicas, como um recurso para reduzir a contaminação das próteses removíveis e minimizar a reinfecção de seus usuários.

Os trabalhos dos graduandos Felipe, Letícia e Ana Paula serão realizados no Laboratório de Pesquisa e Microbiologia Aplicada – LaPeMA. Os dois primeiros contarão com o apoio do Prof. Dr. Sérgio Ricardo Ambrósio e Prof. Dr. Rodrigo Cássio S. Veneziani, do grupo de pesquisa de produtos naturais da Universidade de Franca. O projeto da aluna Ana Paula Calefi será apoiado pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi.

Os três docentes trabalham de modo integrado e contribuirão para a realização dos projetos.