Alunos do curso de Medicina utilizam ovários de fêmeas bovinas em aula

May 2012
medicina250.jpgAlunos do 1º semestre do curso de Medicina da Unifran participaram recentemente de uma aula prática referente à disciplina Laboratório de Práticas Integradas. A atividade foi coordenada pelas docentes Dr.ª Andréa de Oliveira Cecchi e Dr.ª Josiane Maria Starling Duarte.

Durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a superfície ovariana com folículos em variados estágios de crescimento, aspirar o líquido folicular para visualização dos oócitos secundários e das células da granulosa em microscópio estereoscópio, observar a presença de corpo lúteo (estrutura formada após a ovulação) e as cavidades foliculares após a aspiração e ao seccionarem os ovários. "Nessa aula os alunos tiveram contato com ovários de fêmeas bovinas, já que seria impossível fazê-lo com ovários de mulheres e o resultado foi bastante positivo", disse a professora Josiane Starling.

De acordo com a professora, a manipulação dos ovários e a visualização das estruturas ovarianas possibilitaram aos alunos assimilar com a prática a Fase Folicular e a Fase Lútea do Ciclo Ovariano, uma das etapas do Módulo II – Concepção e Formação do Ser Humano. "Os alunos participaram ativamente, demonstrando grande interesse e curiosidade, o que é muito importante na busca pelo conhecimento", finaliza a professora.