Alunos do curso de jornalismo da Unifran realizam exposição em varal, banco de ônibus e bar

April 2009

varal250.jpgAlunos do 3º ano do curso de Jornalismo da Unifran, na disciplina de Redação Jornalística II, desenvolveram neste primeiro bimestre trabalhos sobre os mais variados suportes para textos jornalísticos. Os lugares escolhidos foram: varal, bancos de ônibus e um bar. Idéias originais e muita criatividade não faltaram na hora de expor os textos.

Sob o comando do Professor Fábio Santos (foto) o trabalho foi desenvolvido a partir de uma discussão que começou com suportes convencionais, como fundo de piscina, mesa de sinuca, saco de pão até chegar na escolha final. O trabalho exposto no varal teve como tema “Lavando roupa suja”. “O grupo resolveu trabalhar de forma mais radical e agindo diretamente na consciência das pessoas, provocando-as a pensar em como estão agindo no seu cotidiano perante a sociedade e com seus próprios grupos de convívio”, diz Fábio.

“Utilidade Pública” foi o tema abordado pelo grupo dos bancos de ônibus, de acordo com o professor esse suporte é um meio de grande fluxo de pessoas que durante o trajeto geralmente não fazem outras atividades. Os textos não levam mais do que dez minutos para serem lidos e apresentam em seu conteúdo informações úteis à comunidade.

A escolha feita pelo terceiro grupo foi “Bar” e como suporte, os alunos escolheram as paredes dos banheiros, frente aos mictórios, próximos a espelho, os copos, as mesas, as paredes, as garrafas, dentre outros. “O detalhe desse projeto é que a linguagem utilizada teve uma grande preocupação com o público-alvo, ou seja, com os frequentadores do bar. A idéia foi construir textos descontraídos, com linguagem coloquial”, encerra Fábio.