Alunos do 1º. ano de Engenharia Mecatrônica visitam a indústria Aeroalcool Tecnologia Ltda.

November 2012

aero.jpgNo dia 29 de outubro, os alunos do 1º. ano de Engenharia Mecatrônica estiveram na indústria Aeroalcool Tecnologia Ltda. para uma visita técnica,  acompanhados pelo coordenador do curso o prof. me. Henrique José da Silva e pelo responsável pela disciplina de Laboratório de Mecatrônica I, o prof. dr. Antônio C. Marangoni.
     Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas da construção de uma aeronave, desde o projeto virtual, ensaios físicos, moldagem de cada peça, até a montagem. Puderam constatar in loco a atuação de um engenheiro mecatrônico nos estudos e execução de um projeto.
     Durante a visita técnica, foram discutidos os conceitos físicos envolvidos durante a construção de uma aeronave, tais como os ensaios de tração e compressão das asas, a relação entre a densidade da fibra de carbono e a fibra de vidro utilizada na fuselagem, os equipamentos de orientação instalados no painel para direcionamento e comando da aeronave e a técnica de fixação das partes de alumínio na estrutura.
     Esta visita permitiu também aos alunos da Engenharia Mecatrônica uma oportunidade para conhecerem uma opção de mercado de trabalho que o Brasil domina por excelência pois exporta para todo o mundo e vem se expandindo nos últimos anos: a de construção de aeronaves de pequeno porte.

Confira as fotos aqui.