Notícias

Alunos de Odontologia da Unifran realizam eleições para doação de consultório dentário


27
November 2008

filavotacao.jpg

Veja fotos da entrega do consultório 

Cento e trinta e três alunos do curso de Odontologia da Unifran foram, literalmente, às urnas nesta quinta-feira (28). O motivo não era político, mas de cunho social. Os universitários tiveram a missão de escolher entre três entidades assistencialistas, pré-selecionadas, uma que ganharia um consultório dentário da Gnatus no valor de seis mil reais.

As instituições enviaram representantes que usaram o “palanque” do Teatro de Odontologia para apresentarem o trabalho que cada uma realiza. Fizeram uso da palavra, primeiramente, a enfermeira Fernanda Faria Nascimento, do Programa da Saúde da Família – Rural (PSF – Rural), de Patrocínio Paulista. Na seqüência foi a vez de Regina Gasparelli Ferreira, responsável pelo Núcleo de Educação Infantil Casal Thomaz e Aparecida Novelino. A última apresentação foi da assistente social Poliane Pereira, representando o Berçário Dona Nina.

Depois das apresentações, os 133 alunos, perfilados, esperaram para legitimar nas urnas — três computadores da Unifran instalados com programa parecido utilizado nas eleições —, o voto para a Instituição, que seria conhecida poucos minutos depois. A decisão entre o primeiro e segundo colocados foi apertada.  A diferença foi de apenas 8 votos. A entidade vencedora foi o Núcleo de Educação Infantil Casal Thomaz e Aparecida Novelino, com 47, 4% dos votos válidos. A PSF – Rural de Patrocínio Paulista ficou com 41,4% e o Berçário Dona Nina com 9,8% dos votos válidos.

Na próxima quinta-feira (04/12), às 16 horas, reitoria, professores, direção e alunos do curso da Unifran vão fazer a entrega do consultório para o Núcleo de Educação Infantil. “Nossos alunos estão felizes por ajudar. Valeu o esforço nos jogos”, declarou Soraia Marangoni, diretora do curso de Odontologia da Unifran. “Sabemos que tem muitas instituições sérias, que prestam bons serviços. Visitamos umas seis, e pré-selecionamos três para a eleição. Para a pré-seleção levamos em consideração o uso efetivo do equipamento”, explicou a diretora.

 

História do Consultório Dentário

Em 2005, em Ribeirão Preto, alunos dos cursos de odontologia da região participaram de competições esportivas universitárias. O primeiro colocado geral dos jogos recebeu um consultório dentário que deveria ser repassado para uma entidade assistencial. Parte dos alunos que participou do evento se forma este ano, então, “como se fosse uma festa de confraternização, os alunos realizaram a eleição para que, democraticamente, eles pudessem escolher uma entidade”, disse Soraia Marangoni, diretora do curso de Odontologia da Unifran.

O consultório foi cedido pela Gnatus, empresa brasileira do setor odontológico com o maior número de certificações de qualidade em produtos, sediada em Ribeirão Preto. Aline Froes, representante da empresa em Franca, participou do evento que elegeu o Núcleo de Educação Infantil Casal Thomaz e Aparecida Novelino para receber o consultório.

 

Confira um pouco o que faz cada Instituição

PSF Rural – Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio PaulistaFernandaPSF.jpg
Fundada em 08/08/2006
Endereço: Rua 26 de Março – Centro de Patrocínio
Representante: Fernanda Faria Nascimento – Enfermeira

Atendimento

– Crianças de 0 a 15 anos – 349
– Idosos maiores de 60 anos – 179

* Seiscentas (600) famílias estão cadastradas. O número de cadastrados está em constante mudança
* Orientação preventiva: – hipertensos;
                                   – diabéticos;
                                         – curativos ;
                                         – gestantes, entre outros.

* Atendimento da Chácara Sorriso
* 20 consultas diárias
* 226 mensais
* Possuem médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes

“Atendemos pessoas muito simples, carentes mesmo. São pessoas que vieram em busca de trabalho rural, com salário mínimo ou menos. A saúde bucal também é precária”, declarou Fernanda Faria Nascimento.

Núcleo de Educação Infantil Casal Thomaz e Aparecida Novelino (ganhadora do consultório)reginanucleo.jpg
Endereço: Rua Nádimo Bachur, 460 – Distrito Industrial
Responsável: Regina Gasparelli Ferreira – 3702 7906

Atendimento:
 
– Creche
– 140 crianças de 0 – 5 anos (Jd. Esmeralda; Simões, Bom Sucesso, Distrito Industrial, Zelinda e Júlio D’Elia)
– pretende-se ampliar o atendimento para 236 crianças, em 2009
– O Núcleo tem 5 meses de funcionamento
– São crianças de pais trabalhadores domésticos, rurais e sapateiros
 
*Atividades pedagógicas do berçário ao maternal 4

* Recebem doações: brinquedos, roupas, calçados, alimentos, material pedagógico (3702 7906)
 
* Uma creche em parceria com Instituto Democrata, Prefeitura e Unimed

“O nome da Escola é uma homenagem aos fundadores da Fundação Educandário Pestalozzi. Com o consultório dentário queremos estender o tratamento para os pais, que são muito participativos em nossas reuniões e eventos. Não posso me conter de tanta alegria com mais essa vitória”, declarou Regina Gasparelli.

Sociedade Espírita Legionárias do Bem, mantenedora do “Berçário Dona Nina”PolianeBercario_1.jpg
Fundado em 1986
Rua Deoclides Barbosa Lemes, 411 – Santa Helena
Representante: Poliana Pereira – Assistente Social

Atendimento

– 25 crianças de 0 a 4 anos, carentes e convalescentes que precisam de tratamento médico e cuidados
– A entidade passa por processo de reestruturação. Pretende-se aumentar o número de vagas para 40, em 2009.
– A verba vem das promoções promovidas pela própria instituição: venda de pizza, lazanha, bazar, entre outros. Tudo é feito através do voluntariado.

* Recebem doações: Roupas, calçados, cesta básica, fraldas, alimentos. (3720 0512)
 
"Funcionamos como um Mini-Hospital. Temos também a Casa da Sopa, com atendimento de segunda a sábado. São oferecidos 100 pratos/dia", declarou Poliane Pereira.