Alunos de moda realizam desfile confeccionados à base de resíduos de couro

November 2007

moda250_7.jpg

Clique e veja fotos do desfile

Alunos do curso do 2º e 3º anos do curso de Moda e Estilismo da Unifran, apresentaram, no último dia 06 de Novembro, um desfile de acessórios e vestuários feitos a partir de resíduos de couro interagido com outros produtos têxteis.

A iniciativa visou o reaproveitamento desse material, que muitas vezes acaba por agredir o meio-ambiente pela forma errada como é descartado pela indústria calçadista – principal atividade econômica da região de Franca.

"O couro muitas vezes é descartado por apresentar defeitos na própria matéria-prima ou durante técnicas inadequadas de operação e seu reaproveitamento é dificultado porque existe uma falta de segregação dos resíduos no estabelecimento do gerador", explicam as professoras do curso e responsável pelo desfile, Patrícia Severi e Iolanda Serraglia.

Para a produção dos looks, foi realizada uma pesquisa envolvendo tendências, público-alvo, pilotagem, modelagem e montagem de produtos. Toda a confecção será inspirada no conceituado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O desfile fez parte da iniciação científica dos alunos e aconteceu no dia 06 de novembro, às 20h, no Núcleo de Moda da Unifran – Segundo Piso, Bloco Verde, sob o título "Reaproveitamento dos resíduos sólidos do couro para vestuário e acessórios".