Alunos de Franca participam da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Informática

April 2008

comp_1.jpgCerca de 25 alunos de quatro escolas de ensino fundamental de Franca participaram da segunda e última etapa da 10º Olimpíada Brasiliera de Informática (OBI), no último dia 17 de maio, em Passos, Minas Gerais.

A Unifran foi sede primeira etapa, que aconteceu no mês de abril, simultaneamente, nas escolas cadastradas em todo o país.

A OBI é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de Física, Matemática e Astronomia. Ela está divida em duas modalidades – Iniciação (5º a 8º série – nível 1 e 2) e Programação (ensino fundamental e médio – níveis Júnior, 1 e 2) – das quais apenas a primeira foi aplicada este ano na Unifran no dia 12 de abril, no bloco ouro.

A primeira fase da prova de Iniciação foi composta de 15 à 25 questões de múltipla escolha; a segunda, de 20 à 30 questões de múltipla escolha. Todas as perguntas serão referentes à questões de lógica e computação, sem a utilização de computadores. "O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação", explica Jorge Hattori, coordenador do curso de Sistemas de Informação.

Primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade receberão, ainda, medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Já os melhores nas duas modalidades serão convidados para participar de uma semana de cursos no Insituto de Computação da Unicamp. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada.

Para os alunos da modalidade Programação – nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na IOI. A IOI é um evento já tradicional que conta com a participação de mais de 70 países; a IOI2008 será realizada na Cidade de Cairo, Egito, no mês de agosto de 2008.