Alunos de Engenharia Civil representam Unifran no 24° SIICUSP

September 2016

No dia 09 de setembro de 2016, os alunos do 4°ano do curso de Engenharia Civil, Fabricio Macedo Silva e Matheus Taveira Silva, sob a orientação da Prof. Ma. Daysy Lira Oliveira Cavacanti, participaram da primeira fase do 24° SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) no polo da USP de São Carlos-SP.

No evento os alunos apresentaram parte do trabalho da Iniciação Científica por eles desenvolvida, com o tema “Precipitações máximas no município de Franca/SP: análise de consistência e análise estatística dos dados”. O trabalho dos alunos consiste em caracterizar as chuvas intensas do município de Franca/SP, bem como gerar uma equação IDF (Intensidade-Duração- Frequência) para a cidade.

É importante salientar o significado do estudo para a cidade em questão, tendo em vista que as equações IDF são usadas em muitas obras hidráulicas como: canalização de rios, projetos de drenagem, sistemas de previsão de enchentes, etc. E mesmo com toda importância, ainda não existe nenhuma equação IDF consolidada no município, a usada atualmente é de uma cidade vizinha que fica a aproximadamente 100 km de distância.

De acordo com as regras do Simpósio, os estudantes melhor avaliados na primeira etapa, serão indicados para apresentarem seus trabalhos na Etapa Internacional do evento que ocorrerá no Centro de Difusão Internacional – Cidade Universitária, na cidade de São Paulo, e contará com a participação de estudantes e docentes de instituições estrangeiras.