Alunos de Enfermagem da UNIFRAN realizam ações de Promoção da Saúde na Escola

May 2018

Nos meses de abril e maio de 2018, os estudantes do terceiro ano do Curso Superior de Graduação em Enfermagem da UNIFRAN promoveram Ações de Promoção da Saúde na Escola com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da ETEC Dr. Júlio Cardoso. Trata-se de uma parceria entre o Curso de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, juntamente com a Rede Ibero-Americana de Universidade Promotora de Saúde (RIUPS).

Os temas abordados foram: autoestima, preconceito, bullying, educação sexual, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. Todas as ações foram realizadas com metodologias ativas de aprendizagem, que implicam maior interação entre os estudantes, possibilitando, assim, trocas de conhecimentos, reflexões coletivas e conscientização. Buscou-se em cada uma das ações desenvolvidas pelos futuros profissionais de Enfermagem promover o conhecimento em saúde, estimular o autocuidado, escolhas assertivas e a qualidade de vida dos estudantes do Ensino Médio.

Os participantes avaliaram positivamente os encontros realizados e demonstraram terem se apropriado dos conteúdos trabalhados com a participação ativa nas discussões e construções coletivas. Espera-se que os conhecimentos, atitudes e hábitos de vida saudáveis construídos nas ações possam fundamentar a convivência interpessoal, familiar e comunitária dos estudantes do Ensino Médio. Assim, os graduandos em Enfermagem colaboraram não apenas para a construção de um ambiente escolar mais saudável, mas também de uma comunidade mais saudável.