Aluno de Psicologia é contemplado com Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP

October 2018

A pesquisa “Falas em torno da identidade de gênero: vivências e preconceitos”, orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno, do Mestrado em Linguística da Unifran, aborda um dos temas mais debatidos na atualidade: a identidade de gênero.

Para isso, o aluno do curso de Psicologia da Unifran, Felipe Santos da Silva, realizará entrevistas para analisar, por meio do quadro teórico e metodológico da Semiótica Discursiva, como os entrevistados elaboram suas vivências positivas e negativas em torno do tema investigado.

Desse modo, o trabalho, que visa produzir um documentário acerca do tema, atua na interface teórica da Psicologia Social e da Linguística para, de um lado, devolver a voz e o lugar de fala aos grupos minoritários e, de outro, para se observar as significações relativas à construção identitária e aos preconceitos vivenciados por esses sujeitos.