Você que é aluno de Medicina, participe do Serviço de Orientação e Apoio Psicopedagógico!

May 2018

O curso de Medicina, em parceria com a pós-graduação em Promoção de Saúde, oferece o Serviço de Orientação e Apoio Psicopedagógico aos futuros médicos da UNIFRAN, uma ferramenta importante no processo de formação do graduando. O serviço tem como objetivo auxiliar e orientar o aluno na sua vivência acadêmica, contribuindo para o seu desempenho no que tange às questões de atividades educativas e na dinâmica das relações aluno-professor-disciplina. Neste sentido, ele busca promover a detecção, conscientização e elaboração dos conflitos.

Confira alguns objetivos específicos do Serviço de Orientação e Apoio Psicopedagógico:

• Apoiar, acolher e orientar o aluno que é encaminhado ao atendimento ou busca voluntariamente ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes;

• promover o resgate da sua autoestima;

• amparar e motivar o aluno a buscar seus interesses pessoais e acadêmicos por meio dos seus próprios recursos ou encaminhando-o a outros profissionais;

• orientação psicopedagógica;

• orientação no aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

Este projeto é fruto da inserção do Programa em Promoção de Saúde na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS) – OPAS/OMS.

O que é RIUPS?

As Universidades Promotoras de Saúde são instituições de ensino superior nas quais a promoção da saúde e a qualidade de vida da comunidade interna (funcionários e estudantes) e comunidade externa (população) é considerada parte do projeto institucional. Ao se filiar a RIUPS em junho de 2016, a UNIFRAN assumiu a missão de se afirmar como Universidade Promotora de Saúde, ou seja, a área da saúde é parte fundamental do nosso projeto.