Aluno do curso de Ciências Biológicas apresenta trabalho em Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

April 2010

matheus250.jpgMateus Duarte Ribeiro, aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unifran, esteve presente no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2010), realizado em Foz do Iguaçu-PR dos dias 14 à 18 de março, ocasião em que apresentou o trabalho intitulado: “Fatores Ecológicos e Climáticos envolvidos na Epidemiologia da Febre Maculosa no Estado de São Paulo”, resultado parcial do projeto de pesquisa sobre a febre mauclosa no estado de São Paulo, que vem sendo desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Mônica de Andrade Morraye, docente do curso e também coordenadora do Programa de Mestrado em Promoção de Saúde.

O projeto, que está em fase de análise e conclusão, tem por objetivo descrever os prováveis fatores ecológicos e climáticos envolvidos na epidemiologia da Febre Maculosa, doença transmitida por carrapatos. Mateus tem participado ativamente de congressos e cursos, apresentando os resultados parciais da pesquisa, divulgados nos anais dos congressos e encontros. Os resultados também foram apresentados no Congresso Internacional de Geografia da Saúde em Uberlândia-MG, em 2009. PO aluno prticipou de outros eventos científicos como a SBPC, em Manaus e o IX Congresso de Ecologia do Brasil ambos em 2009.

Mateus tem participado também ativamente de cursos em sua área de formação, como o de Fragmentação da Paisagem Amazônica, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 2009 na cidade de Manaus-AM, o Curso de Verão em Entomologia, organizado pela USP/Ribeirão Preto, no mês de Janeiro de 2010 e outro de Análises Geoespaciais promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ocorrido em fevereiro de 2010 em São José dos Campos – SP.