Aluno de Pós Graduação desenvolve medicamento para uso veterinário

June 2009

isaias250.jpgO aluno do Programa de Pós Graduação em Ciências da Unifran e funcionário da J.A. Saúde Animal, Isaías Marques Neto, de Franca/SP, desenvolveu durante seu mestrado uma solução de guaifenesina (substância sintética). A pesquisa foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Cassio Sola Veneziani.

De acordo com o Profº Rodrigo, esta substância é comumente encontrada em xaropes para tosse em humanos. Mas quando se trata de bovinos e eqüinos, o uso desta é bem diferente, pois é utilizada em associação com anestésicos e faz com que o animal fique deitado. “O problema é que a guaifenesina só é solúvel em água quente, assim, toda vez que ela precisar ser injetada, é necessário esquentar água para dissolvê-la a. Além do trabalho decorrente da etapa extra de diluição do medicamento, é muito fácil ocorrer algum erro”, explica Rodrigo.

O objetivo do trabalho do aluno é tornar a guaifenesina pronta para ser injetada no animal, sem que seja preciso aquecer a água para dissolver a substância. “Hoje, o produto que o Isaías desenvolveu já está sendo registrado e, em breve, estará no mercado facilitando a vida do médico veterinário" , ressalta o professor.