Aluno de Odontologia é contemplado com bolsa do CNPq

August 2009

daniel250.jpgDaniel Henrique de Oliveira Borges, natural de Franca-SP – morando atualmente na cidade vizinha de Restinga-SP, é aluno do 1º ano de Odontologia da Unifran e foi contemplado com uma bolsa do CNPq – Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Segundo o estudante de odontologia, uma das principais causas do fracasso no tratamento endodôntico é a persistência de microrganismos no interior do sistema de canais radiculares em portadores de necrose pulpar, após a instrumentação do canal . “Nossos estudos pretendem encontrar novas drogas para melhorar as taxas de sucesso no tratamento de canais radiculares”, explicou.

“Ação Antibacteriana de Diterpenos do tipo Pimarano frente a Patógenos Anaeróbicos Bucais” é o título da pesquisaque vem sendo desenvolvida há três meses pelo universitário. O trabalho visa avaliar a atividade antibacteriana de Diterpenos do tipo Pimarano — obtidos a partir de plantas do gênero Viguiera arenaria — frente a bactérias anaeróbias comumente isoladas de polpas necróticas infectadas. “O uso de plantas é uma prática milenar e muito utilizada nos dias de hoje . Os vegetais são considerados os verdadeiros laboratórios bioquímicos complexos , que , dentre várias substâncias , sintetizam os princípios ativos naturais ”, explica Daniel.

Para a avaliação da atividade antibacteriana serão utilizados o método de diluição em caldo para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), comprovação do efeito bactericida ou bacteriostático dos compostos , formação de biofilmes e determinar sua sensibilidade , determinação da cinética bacteriana e avaliação da combinação dos compostos mais promissores e a clorexidina.

O projeto está sob orientação do Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins que faz parte do grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Mestrado/Doutorado), bem como conta com a participação dos professores doutores Sérgio Ricardo Ambrósio e Luciana A. Casemiro. O trabalho está sendo desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Microbiologia Aplicada (LaPeMA) da Unifran.