Aluno de Biomedicina apresenta projeto sobre óleo de copaíba

September 2011

luisEntre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, o aluno Luís Fernando Leandro, do 4º ano do curso de Biomedicina, participou do 57º Congresso Nacional de Genética. O evento aconteceu na cidade de Águas de Lindóia/SP, na qual o aluno teve a oportunidade de expor seu trabalho sobre o óleo de copaíba.

O projeto intitulado “Efeito protetor do oléo de Copaifera langsdorffii contra danos cromossômicos induzidos por metil metanosulfonato em camundongos Swiss” tem como objetivo contribuir para o melhor entendimento da ação do óleo de copaíba no organismo humano.

De acordo com o aluno, os resultados de seu projeto de pesquisa mostram que o óleo de copaíba exerce efeito quimiopreventivo contra agentes que danificam o DNA, podendo impedir, dessa forma, o aparecimento de doenças relacionadas à mutação, como por exemplo, o câncer. “A copaíba (Copaifera langsdorffii) é uma planta das regiões norte e nordeste do País e muito utilizada na medicina popular dessas regiões. O seu óleo vem sendo usado para o tratamento de várias doenças, o qual possui indicações terapêuticas variadas: anti-inflamatória, para dores de garganta, cálculos renais, entre outras”, explica Luís Fernando.

Para dar continuidade ao projeto que já dura 12 meses, o aluno conta com a orientação da Prof.ª Dr.ª Denise Crispim Tavares e colaboração do Prof. Dr. Sérgio Ricardo Ambrósio. “Este trabalho é de grande importância, pois, permite entender melhor sobre o óleo e proporcionar uma utilização mais efetiva e segura em futuras aplicações clínicas”, conclui.