Aluno da Unifran recebe prêmio pelo melhor trabalho de Química do estado

June 2010

premio250.jpgEdimilson Cândido Leonel, aluno do 4º ano de Engenharia Química da Unifran, e seu orientador Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi estiveram, no último dia 17, na sede do Conselho Regional de Química, em São Paulo, onde receberam prêmio do CRQ IVo pela pesquisa desenvolvida. Edmilson recebeu um certificado e a importância de R$ 8 mil reais. Seu orientador recebeu R$ 3.750,00.

Com o tema Aproveitamento da glicerina proveniente da produção de biodiesel na obtenção de adsorventes para Cr3+ de rejeitos de curtumes, o trabalho relaciona as áreas de química de materiais, nanotecnologia, biocombustíveis e sustentabilidade. Trata-se da síntese de um novo material com aplicações diversas em setores industriais como curtumes, usinas de biodiesel, fábricas de borracha entre outros. O aludido trabalho é um representante de tantos outros que vêm sendo desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da Universidade de Franca, mais especificamente o grupo Sol-Gel.

O Prêmio CRQ-IV é um concurso público anual, aberto a estudantes de cursos técnicos e superiores na área química ministrados no estado de São Paulo. Seu objetivo é estimular a pesquisa entre os futuros profissionais da área. Orientados por um professor ou profissional da química que atue na área em questão, os trabalhos podem ser individuais ou em grupo.