Aluno da Unifran concorre a prêmio do Conselho Regional de Química

May 2010

adhemar250_1.jpgEdimilson Cândido Leonel, aluno do 4º ano de Engenharia Química da Unifran, juntamente com seu orientador Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi, concorrem ao prêmio CRQ-IV, do Conselho Regional de Química da quarta região.

Este prêmio, oferecido anualmente pelo Conselho, tem o objetivo de estimular a pesquisa entre estudantes da área química e é dividido em quatro categorias: Engenharia da Área Química (categoria concorrente), Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de nível Médio. A premiação para o melhor trabalho de cada categoria é feita em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 para o aluno e R$ 3.750,00 para o orientador.

O trabalho, que tem como tema "Aproveitamento da glicerina proveniente da produção de biodiesel na obtenção de adsorventes para Cr3+ de rejeitos de curtumes relaciona as áreas de química de materiais, nanotecnologia, biocombustíveis e sustentabilidade" trata da síntese de um novo material com aplicações diversas em setores industriais como curtumes, usinas de biodiesel, fábricas de borracha entre outros. O aludido trabalho é um representante de tantos outros que vêm sendo desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da Universidade de Franca, mais especificamente o grupo Sol-Gel.

O resultado do prêmio e a entrega da importância em dinheiro e os certificados aos vencedores será realizada em 17 de Junho em comemoração ao dia do profissional da área química.

Caso o trabalho do aluno da Unifran venha a ser premiado, este prêmio representará um feito inédito e de grande importância, visto que é destinado a todo estado de São Paulo. O que contribui para engrandecer ainda mais o prestígio de nossa universidade.