Aluno apresenta artigo em Lisboa

June 2008

diego250.jpgO aluno do curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Diego Ronaldo Vital Vieira, está desenvolvendo um trabalho no âmbito da Iniciação Científica com o título “Medida de Diagrama de Radiação em Ambientes Desfavoráveis”, cujo tema gerou artigo submetido para apreciação numa conferência em Lisboa, Portugal.

O trabalho realizado com a orientação do professor Henrique José da Silva, está inserido na área da Propagação de Ondas Eletromagnéticas e Antenas, e tem como objetivo mostrar a possibilidade de realizar medidas de antenas em salas comuns de laboratório ou em campos abertos, obtendo ainda assim bons resultados. Estas medidas costumam ser realizadas em salas apropriadas para o efeito, designadas por câmaras anecóicas. São no entanto salas extremamente caras, inviabilizando a sua instalação na maioria das instituições de ensino e de investigação.

O trabalho permitirá aos alunos da Unifran realizar medidas de antenas comerciais ou protótipos desenvolvidos na instituição, melhorando o seu aprendizado prático e conhecimentos na área.

Diego prepara, agora, junto aos colegas do curso de Telecomunicações e a outros colegas interessados no assunto, uma apresentação do trabalho realizado e dos resultados obtidos, difundindo por todos o seu novo saber.