Aluna é contemplada com bolsa para estudo na área de Nanotecnologia

December 2007

pesquisa250.jpgLucimara Capelozi Bandeira, aluna do curso de mestrado em Ciências da Unifran, foi a mais nova contemplada com uma bolsa para o Curso de Nanomagnetismo, oferecido pelo Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia (CBAN), que neste ano acontece no Insituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O curso, um dos mais requisitados dentro da área, faz parte de uma parceria entre Brasil e Argentina e visa qualificar estudantes que têm suas teses e dissertações voltadas para a nanotecnologia, uma das áreas de pesquisa do grupo Sol-Gel da Unifran, no qual Lucimara trabalha.

Ela foi a única aluna de uma universidade particular a receber a bolsa, que cobre todas as despesas dos estudos – cuja duração é de uma semana -, além de acomodação e transporte. Estudantes de universidade estaduais e federais, tais como USP, ITA, UFRJ, UFSC, UFPE, dentre outras, também participarão do curso na capital gaúcha.

Todo o processo de contemplação foi feito através de análise curricular, o que confirma o sucesso dos recentes cursos de pós-graduação em Ciências. "Apesar de novo, os cursos de pós-graduação da área, no qual está inserido o grupo de pesquisa Sol-Gel, vem se destacando a nível nacional e internacional. Isto é um reconhecimento do trabalho de pesquisadores e seus alunos", explica Eduardo Nassar, professor e orientador de Lucimara.

Em outubro deste ano, duas alunas doutorandas em Ciências da Unifran já haviam participado do curso, que aconteceu em Buenos Aires. Elas também foram as únicas alunas de universidade particular a participarem.