Aluna do curso de Biomedicina é contemplada com a bolsa da Fapesp

October 2008

foto250_79.jpgA aluna Fernanda Villas Boas Petrolini, estudante da 3ª série do curso de Biomedicina da Universidade de Franca, teve seu projeto de pesquisa aprovado no mês de outubro pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com duração de um ano.

O projeto é orientado pelo pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Microbiologia Aplicada e docente do Curso de Biomedicina, Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins e é intitulado “Avaliação do Potencial Antibacteriano dos Extratos Bruto e Substâncias Isoladas dos Condimentos Petroselinum crispum e Rosmarinus officinalis Frente Bactérias Causadoras de Infecções do Trato Urinário".

A principal finalidade é a busca de componentes biologicamente ativos em plantas que pode apresentar uma fonte promissora de novos fármacos, os quais se constituem em modelos para a síntese de um grande número de medicamentos. A ampla biodiversidade de espécies vegetais brasileiras tem contribuído para essa busca. Portanto os condimentos utilizados Petroselinum crispum e Rosmarinus officinalis, respectivamente conhecidos como salsinha e alecrim, é o objeto de estudo para a avaliação da atividade antibacteriana frente bactérias causadoras de infecções.