Aluna de doutorado do programa em ciências da Unifran é contemplada com bolsa de estudo na Espanha

April 2008

ImagemA aluna do doutorado em Ciências da Universidade de Franca, Lilian Rodrigues Ávila, orientada pelo prof. Dr. Eduardo José Nassar, foi contemplada com a bolsa de doutorado sanduíche no exterior pelo programa Cooperação Internacional da CAPES/CGCI Brasil-Espanha.

A aluna viajará entre os meses de agosto a dezembro à Espanha, junto a Universidade de Salamanca – a qual mantém parceria com a UNIFRAN, onde irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado como “Preparação e Caracterização de Materiais Híbridos Orgânico-Inorgânicos para Adsorção de Metais Pesados e Obtenção de Novos Catalisadores”, junto a pesquisadores espanhóis. O projeto visa o tratamento de efluentes industriais, por meio da remoção de metais pesados e em seguida a reutilização dos mesmos, pois a contaminação de águas por esses metais é sempre um motivo de preocupação, devido ao potencial tóxico apresentado por eles, já que indústrias de curtimento de couro representam uma importante fonte de contaminação. Por este motivo, técnicas que removam esses metais, assim como promovam a sua reutilização têm sido cada vez mais necessárias nessa região.

Além disso, a aluna que desenvolve projeto de pesquisa com bolsa da FAPESP, poderá compreender melhor o funcionamento de equipamentos que são utilizados no Laboratório de Pesquisas em Química da Universidade de Franca.

Criado pela CAPES esse programa oferece bolsas de doutorado sanduíche no exterior, como forma de complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, buscando a formação de docentes e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa no país. Esta bolsa destina-se a doutorandos no Brasil, de comprovado desempenho acadêmico, e que necessitem desenvolver parte da pesquisa relacionada aos seus trabalhos de tese, no exterior.

O projeto coordenado pela Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi e Prof. Dr. Eduardo José Nassar (Universidade de Franca – Brasil), Prof. Dr. Miguel Ângelo Vicente e Prof. Dr. Antonio Gil (Universidade de Salamanca – Espanha) já resultou no pós-doutorado do Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi.

“Essa viagem será importante para o aprimoramento de meus conhecimentos científicos, sobre métodos e técnicas utilizados no laboratório de pesquisa da Universidade de Franca, podendo aperfeiçoar e atualizar as pesquisas desenvolvidas pelo nosso grupo e também enriquecendo a minha tese de doutorado”, finaliza Lilian.