Aldeia do Design 2008

October 2008

mostradia_1.jpgNo período de 27 a 31 de outubro acontece a Aldeia do Design 2008, evento cultural que reúne as áreas de Design Gráfico, Design de Produto e Design de Calçados da Unifran.

Esse ano, a Aldeia do Design envolve uma programação rica e variada de palestras, mostras e oficinas.

Um dos destaques do evento é Mostra de Animação DIA (Dia Internacional da Animação), trazida pelo Curso de Design para a cidade de Franca, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A Mostra DIA conta com uma hora de curta-metragens de animação nacionais (veja lista dos curtas), e uma hora de curta-metragens de animação internacionais (veja lista dos curtas), que serão exibidos em todas as regiões do país exclusivamente no dia 28 de outubro, o dia internacional da animação.

A Mostra DIA acontece na terça feira (28), no Anfiteatro Central da Unifran, às 20 horas.

Na quarta feira (29), participa da Aldeia do Design o designer e estilista Wilson Osório Feliciano, da WD Conception, renomada empresa de assessoria em Moda e Design de Calçados, situada na cidade de Franca (SP).

Na quinta feira (30), haverá uma palestra com o animador Sérgio Esteves Pereira, cujos trabalhos incluem a criação e animação de personagens da TV Rá Tim Bum (Fundação Padre Anchieta), vinheta e projeto visual do Vila Sésamo (2007), sendo um dos principais animadores do longa metragem Cassiopéia, primeiro filme realizado totalmente em realidade virtual.

Para encerrar a Aldeia do Design, na sexta feira (31), o designer de produto Pedro Fraga Seelig, da Volkswagen, ministra palestra sobre o design automotivo – do sketch ao produto. O profissional foi um dos três vencedores do prêmio Talento Design Volkswagen, em 2006, sendo  premiado com um ano de estágio no estúdio da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Ao término do estágio em 2007, foi contratado como shape designer efetivo. Atualmente faz parte da equipe formada por dez designers do estúdio brasileiro. Em 2009 embarca para a Alemanha para finalizar alguns projetos em que está envolvido no estúdio da matriz da montadora.

Além disso, a Aldeia do Design conta com mostras de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das áreas de design gráfico, design de produto e design de calçados, e com diversas oficinas ao longo da semana em que o evento ocorre, sendo que duas delas serão ministradas por oficineiros da própria ABCA.

Confira aqui a programação de mostras e palestras da Aldeia do Design 2008 . O evento é aberto a todos os interessados da comunidade universitária e da cidade de Franca e região.

As inscrições para a participação do evento (mostras e palestras) pode ser feita na Secretaria Acadêmica da Unifran a partir de 23/10/08. O valor da inscrição é de R$20,00. Os participantes inscritos receberão certificado.

Mais informações sobre as oficinas do evento podem ser obtidas a partir de 23/10/08 com a Diretora do Curso de Design, Profa. Dra. Franceli Guaraldo (fdesign@unifran.br), ou através do telefone (16) 3711 8735 (Núcleo Pesquisas e Projetos de Design da Unifran).