Abib Salim Cury é reeleito presidente da ANUP

April 2010

abib250_3.jpgNa foto: Abib Salim Cury e o ministro Fernando Haddad, na Comissão de Educação da Câmara Federal

Em eleição realizada no dia 5 de abril, o Profº Abib Salim Cury, membro do Conselho Administrativo da Unifran, foi reeleito presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, para mandato no triênio 2010/2013.

Abib Cury está à frente da ANUP desde 2007, onde tem atuado com afinco na defesa do ensino superior particular em nosso país. Constantemente em Brasília, vem realizando inúmeras audiências com o Executivo Federal, com o Legislativo e com o Judiciário, no intuito de garantir os direitos das instituições que são responsáveis por 80% do alunado universitário do Brasil.

Destacou-se na criação e consolidação do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, grupo que reúne todas as entidades que representam o setor no país. O Fórum fortaleceu a presença do ensino superior privado com uma pauta única e articulação conjunta.

O presidente da ANUP teve atuação decisiva na mobilização para a criação, em 2008, da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior. Composta por mais de duzentos parlamentares, entre Deputados Federais e Senadores, a Frente Parlamentar foi instituída com o objetivo de acompanhar de perto as propostas que contemplem o ensino superior no país.

À frente da ANUP, Abib Cury tem prontamente atendido os interesses e demandas das Associadas à ANUP, por todo o território nacional.

A posse da nova diretoria foi realizada no mesmo dia da eleição. Também fazem parte da Diretoria eleita:

– Vice-Presidente: Rubens Lopes da Cruz – UNICID
– 1º Secretário: Altamiro Belo Galindo – UNIC
– 2ª Secretária: Elmara Lúcia Bonini Corauci – UNAERP
– 1º Tesoureiro: Heitor Pinto Filho – UNIBAN
– 2ª Tesoureira: Marlene Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Sobre o Presidente
Abib Salim Cury é odontólogo, Professor Titular pela Universidade de São Paulo – USP e também Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Atuou como responsável por disciplinas no Departamento de Odontologia Social (FORP/USP) e como membro de departamentos e comissões desta mesma instituição.

Foi componente fundador da Associação Cultural e Educacional de Franca e membro da Comissão que estruturou a UNIFRAN, transformada em Universidade em 1994. Foi o primeiro Reitor da Universidade de Franca, cargo que ocupou de 1994 a 2001.

Atuou junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, ao qual foi nomeado membro com mandato de 4 anos, em 1982. Neste órgão, foi relator de 334 processos de suma importância, todos aprovados. Lá também integrou a Câmara do Ensino de Primeiro Grau, foi presidente da Comissão de Encargos Educacionais e integrou a Comissão Especial para elaborar o relatório sobre a situação dos cursos livres do Estado de São Paulo, responsável por indicar as medidas de natureza normativo-disciplinadoras e de seus funcionamentos. Atuou ainda como integrante da Câmara do Ensino do Terceiro Grau e foi indicado a vice-Presidente da Comissão de Planejamento daquele Conselho.

Fez parte de comissões do Conselho Federal de Educação que acompanharam processos de reconhecimento de universidades em São Paulo e Minas Gerais.

Por dois anos (2005 e 2006) foi Secretário de Educação da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Publicou cerca de uma dezena de trabalhos científicos, todos na área de Odontologia.

Seu mais novo trabalho é a participação no Livro: “Nos Bastidores da Educação Brasileira – A Gestão Vista por Dentro”, que foi lançado no mês de março/2010, durante o VIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, em São Paulo.