Abib Salim Cury é o novo presidente da ANUP

April 2007

abib250_2.jpgAssessoria de Imprensa – ANUP

Veja galeria de fotos da posse

O chanceler da Universidade de Franca, Abib Salim Cury, é o novo presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP. Eleito nesta terça-feira, 17, para mandato de três anos, o chanceler tomou posse, neste mesmo dia, junto com os demais membros eleitos da chapa que concorreu à diretoria da associação.

Abib Salim Cury é odontólogo, doutor em Prótese dentária pela Universidade de São Paulo – USP e também Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Atuou como responsável por disciplinas no Departamento de Odontologia Social (FORP/USP) e como membro de departamentos e comissões desta mesma instituição.

Foi componente fundador da Associação Cultural e Educacional de Franca e membro da Comissão que estruturou a UNIFRAN, transformada em Universidade em 1994. Foi o primeiro Reitor da Universidade de Franca, cargo que ocupou de 1994 a 2001. Nos anos seguintes, de 2002 até atualmente é o Chanceler desta instituição.

Atuou junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, ao qual foi nomeado membro com mandato de 4 anos, em 1982. Neste órgão, foi relator de 334 processos de suma importância, todos aprovados. Lá também integrou a Câmara do Ensino de Primeiro Grau, foi presidente da Comissão de Encargos Educacionais e integrou a Comissão Especial para elaborar o relatório sobre a situação dos cursos livres do Estado de São Paulo, responsável por indicar as medidas de natureza normativo-disciplinadoras e de seus funcionamentos. Atuou ainda como integrante da Câmara do Ensino do Terceiro Grau e foi indicado a vice-Presidente da Comissão de Planejamento daquele Conselho.

Fez parte de comissões do Conselho Federal de Educação que acompanharam processos de reconhecimento de universidades em São Paulo e Minas Gerais.
Nos últimos dois anos (2005 e 2006) foi Secretário de Educação da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Publicou cerca de uma dezena de trabalhos científicos, todos na área de Odontologia.
Abib Salim Cury era, nos últimos anos, vice-presidente da ANUP onde, junto com os demais membros da diretoria, atuou na defesa de políticas que contemplassem o ensino superior. Participou de inúmeras reuniões com autoridades em Brasília para contribuir e esclarecer sobre temas relativos ao ensino superior e às IES privadas.

Na foto: Abib Salim Cury (Chanceler da Unifran e empossado como Presidente da ANUP); profa. Marlene Salgado (Reitora da Universidade Salgado de Oliveira); Profª. Renata Garcia de Siqueira Viegas da Cruz (Reitora da Unimes); Heitor Pinto Silva (ex-presidente da ANUP e Reitor da Uniban); Rubens Cruz (Vice-Presidente da ANUP e Reitor da Unicid) e Getúlio Chofard (Reitor da Universidade Ibirapuera).