3ª Jornada de Geografia e História terá lançamento de livro

August 2009

extensao09250_19.jpgA Unifran promove de 24 a 28 de agosto a 3ª Jornada de Geografia e História. O evento terá início às 19h30 no Teatro da Odontologia, com a apresentação da palestra “Da crise de 1929 à crise financeira global: contextos históricos comparados”, ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Geraldo Tosi – Professor da UNESP/Franca.

No dia 25, o tema “História Militar: produção atual e desafios”, será proferido pelo Prof. Leandro J. C. Gonçalves – Mestrando em História – UNESP/Franca.  Já no segundo dia de Jornada (26), o Prof. Luiz Henrique Pereira – Mestrando em Geografia – UNESP/Rio Claro, falará sobre “O uso das Geotecnologias no planejamento e gestão territorial: análise da informação espacial e o campo de atuação profissional do geógrafo”.

No dia (27), a partir das 19h10, no Bloco Bordo, haverá apresentação de trabalhos. Na ocasião, acontecerá no Bloco Branco, na sala 601, a partir das 21h, o lançamento do livro “Narrativas: Formas de Pensar o Brasil e a América  Nos Séculos XIX e XX”.

No último dia (28), alunos e interessados em geral participam de uma oficina e quatro mini-cursos com os seguintes temas: “Recursos Didáticos aplicados à representação espacial”, “A inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares: relatos de experiência em Cartografia Tátil”, “Trajetória da Cidade no Brasil: um retrato do processo histórico de segregação e exclusão no meio urbano”, “Revisitando “Raízes do Brasil”: imaginário político português e herança colonial brasileira” e  “Concepções estéticas de Ortega y Gasset”.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da universidade. Mais informações: 0800.341212. Certificados através do portal ASA

O Livro

O livro “Narrativas: Formas de Pensar o Brasil e a América Nos Séculos XIX E XX”, de autoria do professor dos cursos de Comunicação Social e História da Unifran, Anderson Luis Venâncio, em conjunto com outros onze autores — da Unifran e da Unesp/Franca —, publicado pela Edifran – Editora Unifran, será lançado no dia 26 de agosto durante a Jornada de Geografia e História. capa250_1.jpg

De acordo com o prof. Anderson, o livro trata ao longo de seus doze capítulos as diferentes faces da História do Brasil num período que vai do início do século XIX até o início do século XX, além de conter dois capítulos referentes à Argentina e Uruguai. “O objetivo desta obra, que contém 450 páginas, é apresentar diversos pontos de vista sobre o mesmo período da História do país e da América Latina”, ressalta o professor.

Os exemplares podem ser adquiridos durante a Jornada e posteriormente na Edifran (Editora Unifran), localizada no campus universitário.