3ª Competição de Pontes de Palito de Madeira – Engenharias Unifran

October 2013

250_77.jpgOs cursos Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Unifran realizarão a 3ª Competição de Pontes de Palito de Madeira.
O projeto é uma iniciativa baseada em experiências didáticas relatadas por outras instituições do Brasil e do exterior. Trata-se de um trabalho prático da disciplina de Desenvolvimento de Habilidades do Engenheiro (DHE II) que consiste na análise, no projeto, na construção e no ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de palito de madeira.
Segundo o Prof. Dr. Antônio Carlos Marangoni, a proposta do trabalho é ter como tema a construção e o teste de carga desta ponte, utilizando palitos de madeira do tipo para churrasco e cola epóxi quente. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com massa não superior a 500 g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa da carga de colapso.
O objetivo do trabalho é motivar os alunos a desenvolverem habilidades que possibilitem a aplicação de conhecimentos básicos de Física para resolver problemas de engenharia, utilizar computadores para a solução desses problemas e projetar sistemas estruturais simples.
A competição acontecerá no dia 30/10, às 9h30, no corredor dos laboratórios do
Bloco Verde central (entre os labs. 34 e 37) e é aberto ao público.