1º Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca

October 2009

etica250.jpgVeja fotos

A Universidade de Franca realizou, no dia 13 de novembro, o 1º Simpósio do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade de Franca, com o tema “Ética e diversidade na formação humana”. Mesa redonda, conferência e sessão de cinema fizeram parte da programação. O evento aconteceu no Teatro do Júri da Universidade.

Confira a programação completa:

8h30 – Abertura

Mesa redonda: A CONSTRUÇÃO DA ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DE FRANCA.
Coordenador: Prof. Dr. Dionísio Vinha – Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e de Pós-Graduação da Universidade de Franca.
Composição: Prof. Dr. Sinésio Grace Duarte – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Franca.
Prof. Dr. Ubaldo Silveira – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de História, Direito e Serviço Social – UNESP/Franca.
Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves – Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Franca – Uni-FACEF.
Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins – Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca.

Conferência: ÉTICA E DIGNIDADE HUMANA.
Coordenação: Profa. Dra. Luciana Assirati Casemiro – Professora de Fundamentação Científica e Comunicação do Curso de Odontologia da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Conferencista: Prof. Dr. Ubaldo Silveira – Professor de Filosofia e Ética do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Franca.

SESSÃO DE CINEMA COM DEBATE AO FINAL DO FILME.
Filme: “Medida Extrema”.
Coordenador: Prof. Dr. Tales Vilela Santeiro – Diretor do Curso de Psicologia da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Debatedores:
Ø      Prof. Dr. Antônio Carlos Pereira Gomes – Professor de Materiais Dentários e Próteses do Curso de Odontologia da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Ø      Profa. Dra. Maria Rafaela J. B. Rodrigues – Professora de Noções de Direito Público e Privado no curso de Administração da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Ø      Profa. Dra. Elcy Antônia de M. Ribeiro Patti – Professora de Psicodinâmica do Adoecimento Psíquico do curso de Psicologia e Coordenadora e docente do Curso de Especialização em Psicanálise – Teoria e Prática: uma visão contemporânea da Universidade de Franca. Membro do Grupo de Pesquisa AD-Interfaces USP-RP e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Ø      Profa. Dra. Maria Regina Momesso – Professora de Linguística no curso de Letras e do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.

Conferência: ÉTICA E DESENVOLVIMENTO MORAL.
Coordenadora: Professora Dra. Cléria Maria Lobo Bittar Pucci Bueno – Professora de Integração Teoria-Prática do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca e Membro do CEPE/UNIFRAN.
Conferencista: Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha. Docente da Faculdade de Educação da Unicamp e autora do livro " O Educador e a Moralidade Infantil: Uma Visão Construtivista".